Ação colhe assinaturas no terminal de linhas para redução da tarifa da Floramar
Foi realizada na manhã deste sábado, 11, no Terminal de Linhas Urbanas, uma ação para a coleta de assinaturas em um abaixo assinado para a redução da tarifa do transporte público de Poços de Caldas-MG. Além da assinatura física também está sendo realizada uma petição online com o mesmo objetivo.
Em reunião com os vereadores, o prefeito disse que busca uma saída para que a tarifa não sofra reajuste.
Na manhã de hoje, as organizadoras da ação, um grupo de trabalhadoras do bairro Vila Rica, que criou o movimento se mobilizou para conscientizar os usuários que passavam pelo terminal sobre a importância de assinar o abaixo assinado e assim sensibilizar as autoridades competentes para que o aumento de R$ 1,00 aprovado pela Comissão de Análise dos Processos de Revisão Ordinária e Extraordinária do Contrato de Transporte Público em dezembro não seja concedido à Auto Ômnibus Floramar, responsável pela prestação do serviço na cidade.
A ação recebeu o apoio de alguns vereadores e ganhou força neste sábado, pois é o único dia que as organizadoras do movimento não trabalham e puderam comparecer ao terminal. A coleta de assinaturas continua ao longo da semana no terminal.
Alguns vereadores apoiaram o movimento. Os parlamentares também estiveram reunidos nesta sexta-feira, com o prefeito Paulo Ney(PSDB) justamente para discutir sobre o aumento da tarifa e também da qualidade do serviço prestado pela empresa.
Prefeito se reúne com vereadores
Durante a reunião o prefeito ressaltou que não descarta a questão do subsídio, mas como proposta integrada a um projeto maior. “Hoje existe a necessidade de uma revisão total do contrato com a empresa que explora o transporte público no município. Esses estudos já foram iniciados e são compromisso de campanha. Em alguns meses, iremos apresentar um projeto que irá reestruturar o Sistema de Transporte em Poços de Caldas”.
Ainda de acordo com o prefeito, hoje o sistema se mostra ineficiente, pois foi estabelecido logo após a pandemia, quando houve uma diminuição muito grande de usuários do transporte público, o que resultou em uma diminuição nas linhas. Hoje a realidade é outra e o sistema está defasado, com linhas e horário que foram extintos, situação que agora causa transtornos à população. “Estamos buscando um novo modelo que funcione e seja eficiente para todos. Enquanto este estudo e esta revisão não são concluídos, vamos buscar uma saída para que a tarifa não sofra reajuste”.
Os estudos acerca do novo projeto para o Sistema de Transporte Público em Poços de Caldas serão realizados pela secretaria de Segurança Pública e Mobilidade. O secretário Rafael Tadeu Conde Maria, também presente à reunião, ressaltou a importância de se discutir, junto à empresa Floramar, uma revisão de seus parâmetros, para que se possa construir um sistema de transporte que atenda às necessidades da população.
Ainda durante a reunião foram discutidas outras questões como as deficiências de linhas em vários bairros, o transporte para pessoas com deficiência, linhas extintas na zona rural e também o meio-passe estudantil.