Aeroporto municipal será administrado pela Infraero
O aeroporto municipal de Poços de Caldas, Embaixador Walther Moreira Salles passa a ser administrado pela Infraero. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária assume a gestão administrativa e a operação do aeroporto por meio de um contrato assinado na tarde desta quinta-feira, 20, na Câmara Municipal entre representantes do Executivo e da Infraero.
Os serviços a serem prestados pela Infraero incluem o gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao funcionamento do terminal, bem como o atendimento aos requisitos estabelecidos nas legislações e normas vigentes.
A companhia ficará responsável por atividades como segurança aeroportuária, treinamentos obrigatórios, segurança operacional (SGSO), limpeza e conservação, serviços financeiros, manutenção, Tecnologia da Informação, entre outras. Cabe à Prefeitura a execução de obras e melhorias físicas no local, indicadas pela Infraero, caso necessárias.
Além de assumir a operação aeroportuária, que inclui ações como fiscalização, vistoria e inspeção, a Infraero atuará no desenvolvimento da área comercial, com foco na comercialização e identificação de áreas internas e externas, na prospecção de atividades empresariais e na gestão dos contratos comerciais.
Também fará um completo diagnóstico técnico da situação do aeroporto e a interlocução com os entes que compõem o sistema de aviação civil a fim de alavancar as operações locais. O valor total do contrato é R$ 10.886.391.11 pelo período de 60 meses para a prestação de serviço.
Sobre o aeroporto
O aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles foi inaugurado em 1937. Com uma altitude de 1.260 metros, o aeroporto de Poços de Caldas é o segundo mais alto dentre todos os terminais de médio e grande porte do País. Sua pista possui 1.550 metros de comprimento e opera voos de aviação geral com aeronaves de pequeno e médio portes.