Aesb entra com pedido de liminar contra proibição de crianças no carnaval
O presidente da Associação das Escolas de Samba, João Artgan Cerqueira, o João Grandão, informou que a Aesb vai entrar ainda hoje, dia 5, com um pedido de liminar no Tribunal de Justiça de Minas Gerais em Belo Horizonte, contra a portaria do Juiz da Infância e Juventude de Poços de Caldas, José Henrique Malman, que restringe a participação de crianças nos desfiles das escolas de samba e blocos carnavalescos na cidade.
A decisão, de acordo com o presidente da Aesb foi tomada, mesmo depois que o Juiz reverteu a portaria que proibia menores de 12 anos de desfilar nas escolas de samba, reduzindo a restrição para crianças com idade mínima de 10 anos. Nos blocos caricatos a idade mínima é a acima dos 8 anos. A portaria foi revista depois de uma reunião na tarde desta quinta-feira,4, entre o Ministério Público, Comissariado de Menores e representantes das agremiações.
Segundo o presidente da Aesb, pelo menos 700 crianças que desfilariam pelas seis escolas e 15 blocos seriam atingidas pela portaria.
Para João Grandão, a portaria afeta desde o primeiro bloco que vai desfilar até a última escola de samba. “ A portaria prejudica o carnaval de Poços de Caldas, por isso estamos entrando com o pedido de liminar, para que todos possam se divertir e desfilar já neste sábado”, declarou o presidente da Aesb.