Agosto Lilás: Blitz educativa conscientiza população sobre violência contra mulher
A Polícia Militar em uma ação conjunta entre a Polícia Civil e o Ministério Público realizam na manhã desta sexta-feira, 6, uma blitz educativa para conscientizar a população sobre a violência contra a mulher.
Os motoristas que passam pela Praça Getúlio Vargas, a praça da Urca, são abordados pela equipe da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) e orientados sobre os direitos da mulher e os serviços disponíveis para o atendimento à mulher.
Além da equipe da PPVD também participaram da blitz educativa a delegada regional de Polícia Civil, Maria Cecília Gomes Flora e a promotora Luz Maria como forma de integração das três instituições no atendimento às mulheres vítimas de violência.
A blitz faz parte da campanha Agosto Lilás, promovida pela 29º Batalhão de Polícia Militar, que até o dia 31 vai promover uma série de ações e ser para a conscientização, mobilização da sociedade e instituição de medidas para coibir todas as formas de violência contra a mulher, além de fomentar as denúncias de práticas ilegais durante todo o mês de agosto de 2021.
A ação de hoje também é em comemoração à Lei Maria da Penha, que completa neste sábado 15 anos de vigência.
A Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006) foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.
Em virtude das estratégias desenvolvidas no cenário nacional, anualmente é realizada a Campanha Agosto Lilás, com o objetivo de celebrar a comemoração deste marco jurídico.