Água barrenta compromete o abastecimento em Poços. Até creches ficaram fechadas nesta quarta

Vários bairros amanheceram sem água na manhã desta quarta-feira, 13, em Poços de Caldas. De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Antônio Roberto Menezes, o abastecimento ficou comprometido devido à suspensão do tratamento de água no reservatório da ETA V, localizado na Rodovia do Contorno, na zona sul da cidade.

ETA V é responsável pelo abastecimento de 70 mil pessoas – foto arquivo

Segundo Menezes, a quantidade de sujeira na água vinda da Represa do Cipó que chegou ao reservatório impediu que a água fosse tratada e distribuída com qualidade para o consumo. Por isso, desde ontem à noite, o tratamento foi suspenso para a limpeza do reservatório. Segundo nota emitida pelo DMAE, a turbidez da água é resultado de uma ação temporária realizada pelo Departamento Municipal de Eletricidade (DME) na abertura de comportas de fundo da Represa do Cipó para geração de energia.

O desabastecimento de água afetou o atendimento das creches municipais. Na noite desta terça-feira, 12, foi emitido um comunicado sobre a suspensão das aulas nas creches das Zonas Sul e Oeste. Mais tarde, um segundo comunicado foi emitido pelo DMAE informando que as creches seriam abastecidas por caminhão-pipa e que, portanto, haveria aula normalmente. Porém, um terceiro comunicado foi emitido, já na madrugada desta quarta-feira, 13, alertando que algumas creches não teriam condições de realizar o atendimento às crianças.

A notícia pegou muitas famílias de surpresa. Na região leste, os centros de educação infantil estão funcionando normalmente, mas não há atendimento nas zonas sul e oeste. Creches da região central, como Acalanto e Juemil Lorenzotti, também não estão recebendo os alunos.

Ainda de acordo com o diretor do DMAE, várias equipes atuam na limpeza do reservatório e a previsão é que a estação de tratamento seja religada na manhã desta quarta-feira. A estimativa feita pelo diretor é que o abastecimento esteja normalizado na noite desta quinta-feira, 14. Ele faz um apelo à população das regiões Sul e Oeste para que economize água.

A ETA V é responsável pelo abastecimento de 70 mil pessoas e foi ampliada em 2017 e aumentou a capacidade de produção para 600 litros de água por segundo.

O atendimento ao consumidor do DMAE funciona pelo número 0800-283-6080.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *