Água volta a ficar com tonalidade escura
Depois dos moradores da zona oeste reclamarem da cor da água que estava chegando às torneiras das casas na última segunda-feira, 3, agora o problema foi sentido pelos moradores da zona sul nesta quarta-feira, 5.
Moradores postaram fotos nas redes sociais mostrando como a água estava saindo das torneiras, principalmente, no Parque das Nações.
O motivo, mais uma vez, segundo o DMAE foi mais uma pane elétrica no sistema de monitoramento de nível na Estação de Tratamento de Água (ETA-V), responsável pelo abastecimento de muitos bairros da cidade.
Assim como foi no reservatório Cidade-Bairro Maria Imaculada, em decorrência da falta de energia, o sistema passou a informar um nível errôneo, resultando no esvaziamento daquela Estação. E por causa disso o material mineral da própria água decantado nas paredes internas da tubulação foi arrastado e sua concentração ocasionou a alteração na coloração da água que chegou às residências dos consumidores.
De acordo com um comunicado do Departamento Municipal de Água e Esgoto, o laboratório do DMAE foi um dos primeiros setores acionados para avaliar a qualidade da água e os exames revelaram a água com a turbidez fora dos padrões. Imediatamente o abastecimento foi interrompido para aquela região para que o problema não atingisse um número maior de consumidores. O DMAE ressalta que o retorno da normalidade no abastecimento deverá ocorrer assim que a situação esteja controlada;
O DMAE recomenda ainda que os moradores atingidos pelo problema abram as torneiras e deixe a água suja escorrer. E por causa do problema, o setor comercial do DMAE foi acionado e estudará caso a caso para não haver cobrança da água não consumida, buscando realizar a cobrança dentro dos padrões normais de consumo das residências atingidas pelo problema.