Alunos da Rede Municipal de Educação participam de avaliação inédita nesta quarta-feira

Cerca de 6 mil alunos das 25 escolas de ensino regular da rede municipal de Poços de Caldas participam nesta quarta-feira(25) da “Avaliação da Rede Municipal de Ensino 2019”. A prova será aplicada nos 2º, 5º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental I e II, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa inédita da Secretaria Municipal de Educação tem por objetivo revelar avanços e fragilidades de alunos que ainda não passaram pelas avaliações externas.

A Escola Municipal Julio Bonazzi é uma das 25 unidades que realizam a avaliação – foto Secom

A avaliação visa fortalecer a articulação entre a prática avaliativa dos professores e as avaliações externas e diagnosticar a proficiência dos alunos nas habilidades propostas pela Matriz de Referência da Rede Municipal de Ensino, além de embasar as ações de auxílio ao professor na sua prática pedagógica, buscando a evolução das habilidades dos estudantes avaliados.

“Ao longo desses três anos de gestão, a Secretaria Municipal de Educação investiu fortemente no processo de formação de professores e em revisão metodológica para que as aulas oferecidas aos nossos alunos pudessem principalmente incluir a participação ativa dos estudantes. Neste momento, temos a obrigação de, junto às escolas, oferecermos uma ferramenta de avaliação interna que possa revelar quais foram os aspectos em que efetivamente a escola alcançou avanços do ponto de vista pedagógico e aqueles em que ainda é necessária uma maior atenção”, explica a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

O processo avaliativo tem grande relevância pedagógica já que contempla os estudantes que ainda não passaram pelas avaliações externas ocorridas no ano passado. “As avaliações externas acontecem de tempos em tempos, mas não abrangem todos os anos e, por isso, a Secretaria Municipal de Educação decidiu atuar nas salas e nos anos em que as avaliações externas não aconteceram. O objetivo é revelar avanços e fragilidades e auxiliar no planejamento do programa de formação docente para os próximos anos”, informa Flávia.

A avaliação
A prova terá duração de duas horas, sendo 20 minutos para o preenchimento do gabarito de respostas. As avaliações serão aplicadas nesta quarta-feira, 25 de setembro, das 7h30 às 9h30 e das 13h30 às 15h30.

O Caderno de Prova é composto por questões de múltipla escolha, dividido em dois blocos: Língua Portuguesa e Matemática. Cada questão é composta de quatro alternativas, sendo apenas uma correta.

As avaliações foram elaboradas pela equipe técnica da Divisão Pedagógica da SME. “Os professores tiveram a oportunidade de participar com sugestões de questões, conforme as Matrizes de Referência das Avaliações da Rede Municipal, encaminhadas às escolas”, destaca a supervisora pedagógica, Sandra Tavares.

Iniciativa inédita
Esta é a primeira vez que a Secretaria de Educação realiza uma avaliação da rede municipal neste formato. A iniciativa parte do princípio de que o avanço intencional do trabalho da escola deve se pautar em diagnósticos e evidências também trazidos pelas avaliações. “A Avaliação da Rede Municipal de Ensino 2019 é fundamental para a Secretaria de Educação, no sentido de estabelecermos um planejamento de formação para os professores convergente com as realidades das escolas”, finaliza a secretária de Educação, Flávia Vivaldi.

As escolas terão acesso aos descritores específicos para cada questão, facilitando o trabalho de revisão dos professores com as turmas e planejamento de ações para sanar as possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.