Alunos da zona rural recebem material para atividades de ensino remoto em casa

Os alunos da Escola Municipal Raphael Sanches, na Fazenda Boa Vista, começaram a receber, nesta quinta-feira (14), o material que será utilizado no Regime Especial de Atividades Não Presenciais, em execução na Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas. Por conta das características locais, os estudantes recebem as atividades de ensino remoto em casa. A entrega está sendo feita pela equipe da unidade e da Secretaria Municipal de Educação, com apoio de toda a comunidade escolar.

A entrega é feita pela equipe da unidade e da Secretaria Municipal de Educação, com apoio de toda a comunidade escolar.

Os professores da Raphael Sanches prepararam as atividades durante a semana. O material, que inclui atividades diversas específicas para cada ano escolar e de acordo com o conteúdo a ser trabalhado, é impresso para facilitar o aproveitamento dos estudantes que têm dificuldade de acesso à internet. O material também conta com jogos educativos e foi todo etiquetado por aluno.

“A secretaria disponibilizou transporte para levar o pessoal operacional e administrativo e ainda para entregar as atividades para cada uma de nossas crianças. A partir de agora, vamos levar as novas atividades e trazer de volta as que os nossos estudantes já fizeram para que os professores possam acompanhar”, explica a diretora da unidade, Ariovalda de Lima Terra.

A E.M. Raphael Sanches tem 80 alunos, do Jardim ao 9o ano. Inicialmente, as atividades serão distribuídas semanalmente. “Os professores e a supervisora fizeram tudo com muito capricho. O processo é trabalhoso, mas muito gratificante. Todos estão empenhados e fazendo sua parte, com os professores preparando as atividades e acompanhando o desenvolvimento e a gestão e a SME cuidando da logística”, informa a diretora Valda.

A comunidade escolar entendeu a importância do momento para os alunos. “Muita gente está nos ajudando. Uns levam para os outros. Os pais que estão na colheita do café, por exemplo, pegarão as atividades com nossa auxiliar de serviços gerais, que mora nas proximidades. Alguns professores também estão ajudando a entregar”, conta.

Ensino remoto
O sistema de ensino remoto nas unidades de Ensino Fundamental e Médio foi regulamentado por meio da Portaria no 006/2020, que dispõe sobre a reorganização do calendário escolar 2020, em razão da suspensão das aulas presenciais em decorrência das ações de enfretamento ao novo coronavírus (COVID-19) e teve início na última segunda-feira, 11 de maio. As aulas presenciais estão suspensas desde o dia 18 de março.

“Em nome de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, quero agradecer a todos os profissionais da nossa rede. Cada unidade está se organizando da melhor maneira, a partir de sua realidade local, para oferecer aos nossos estudantes a oportunidade de darem prosseguimento ao ano letivo de 2020, mesmo que remotamente, retomando e fortalecendo o vínculo entre a escola e a comunidade escolar”, destaca a secretária municipal de Educação, professora Maria Helena Braga.

A secretária-adjunta de Educação, Daniela Volpi, informa que a SME está oferecendo suporte logístico para a entrega do material impresso na zona rural e que, na área urbana, as próprias escolas farão a distribuição aos alunos que não têm acesso à internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.