DiversosNotíciasPolícia

Andradas: Pessoas que tiveram acesso à receita emitida por falsos médicos serão investigadas

Após a prisão de dois homens de 39 e 43 anos, nesta segunda-feira, 26, pela prática ilegal de Medicina em Andradas, a Polícia Civil vai aprofundar as investigações e apurar quem são as pessoas que tiveram acesso às receitas e atestados emitidos pelos supostos médicos.

As investigações serão aprofundadas a partir da prisão dos supostos médicos e apreensão de receituários e receitas preenchidas e assinadas – foto Polícia Civil

De acordo com a delegada que preside o inquérito policial, Michele Cristine Rocha Mendes, a dupla vinha agindo já alguns meses na cidade. Um dos envolvidos é servidor público e trabalha com auxiliar de enfermagem em uma unidade de saúde do município.

A investigação apontou que a dupla não fazia atendimentos regulares à população e também não tinha um consultório médico autorizado, porém eram emitidos atestados médicos e receitas de medicamentos de uso controlado. “As receitas falsificadas eram usadas por pessoas para a compra ou a retirada de medicamentos das unidades de saúde do município.” revela a delegada.

Durante o cumprimento de mandado nesta segunda-feira, na casa onde os investigados moravam, foram apreendidos receituários em branco do SUS, receitas preenchidas, carimbadas e assinadas, além de outros objetos, que caracterizam a prática ilegal de medicina.

A delegada informou que as pessoas que tiveram acesso aos atestados e receitas de medicamento também serão investigadas. “ Vamos levantar tudo. A partir de agora que estamos na posse dos materiais, a investigação será aprofundada. As receitas existem e são muitas hipóteses a serem concluídas. Mas é importante ressaltar a população que fique atenta e desconfie sempre quando alguém oferecer um serviço médico no valor inferior ao praticado e quando não tiver um local adequado para os atendimentos, principalmente quando o serviço for de apenas entrega e comercialização de atestado e receita médica. Quando houver qualquer duvida é possível fazer uma consulta no site do Conselho Federal de Medicina, lá pode ser verificado se o profissional está qualificado para o exercício da Medicina,” alertou a delegada.

Entenda o caso

Na manhã desta segunda-feira, 26, a Polícia Civil de Andradas, prendeu em flagrante dois homens, de 39 e 43 anos, investigados pelos crimes de exercício ilegal da medicina e falsidade de documento público.

Os objetos, inclusive uma réplica de pistola foram apreendidos na casa dos supostos médicos – foto Polícia Civil

As prisões ocorreram durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência dos suspeitos, que moram juntos, onde foram localizados carimbos diversos com nomes de médicos, de psicólogo e um específico que teria sido utilizado nas receitas de medicamentos controlados apresentadas no posto de saúde do município. Foram apreendidos ainda receituários em branco do SUS, além de receitas preenchidas, carimbadas e assinadas.

As investigações começaram com denúncias dando conta de que um dos envolvidos estaria se passando por médico e utilizando receituário controlado, distribuindo-o a pacientes. Estes teriam utilizado as receitas e tentado retirar medicamentos inclusive no posto de saúde local.

Foi apurado que um dos investigados usou o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) de um médico que já tinha morrido. Um dos suspeitos é servidor do setor da saúde do município de Andradas.

A dupla foi presa em flagrante pelo crime de falsidade documental e as investigações se aprofundarão para esclarecimento de toda a prática criminosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.