Ano letivo na Rede Municipal começa com o retorno de 18 mil alunos às aulas
Mais de 18 mil estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio retomaram as aulas nesta segunda-feira, 6, nas 25 escolas, 45 Centros de Educação Infantil e quatro unidades conveniadas da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas. O retorno das atividades marcou o início do ano letivo na rede municipal.
As equipes de todas as unidades se prepararam para o início das aulas. Os mais de 3.000 servidores da Educação participaram de evento de boas-vindas, realizado nos dias 1º e 2 de fevereiro, no Espaço Cultural da Urca. Já os diretores e vice-diretores escolhidos por meio de consulta pública junto à comunidade escolar foram empossados no dia 27 de janeiro, para a gestão 2023-2026.
O “Vale Educação”, que garante material escolar para os estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas, está sendo distribuído desde o dia 1º de fevereiro. O vale deve ser retirado pelos pais ou responsáveis nas próprias unidades escolares, de acordo com os cronogramas de atendimento divulgados pelas equipes gestoras.
O “Vale Educação” garante os materiais necessários para o ano letivo, conforme as necessidades de cada nível de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O vale deve ser trocado pelo kit de material escolar em uma das seis papelarias credenciadas.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com 11.812 alunos no Ensino Fundamental, 571 alunos no Ensino Médio e 6.300 crianças na Educação Infantil. Em 2023, o horário de atendimento nos Centros de Educação Infantil (CEIs) será das 7h30min às 17h30min.
Na Escola Municipal Presidente Washington Luís, no bairro Santa Ângela, por exemplo, houve apresentação artística durante o recreio no período da manhã, dentro do projeto de Incentivo “Cultura sertaneja das escolas”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A secretária adjunta de Educação, Deborah Brianezi, acompanhou a apresentação na manhã desta segunda-feira. “Nossa expectativa para o ano letivo é muito positiva e hoje já pudemos acompanhar o início dos trabalhos nas escolas”, destaca a secretária adjunta.
O secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, também prestigiou a execução do projeto. “Estamos desenvolvendo um trabalho integrado junto à Secretaria Municipal de Educação. Vamos conversar com os gestores para que possamos levar os projetos às unidades de forma planejada e organizada, assim como a Secretaria de Esportes”, ressalta.