Apicultores terão espaço para ampliar produção e comercialização de mel
Por meio de um convênio assinado na tarde desta terça-feira, 23, entre a Associação de Apicultores do Planalto de Poços de Caldas e a Prefeitura, os apicultores terão um espaço que possam trabalhar e aumentar a comercialização dos produtos.
O espaço fica no Parque Primavera e vai abrigar também a sede da associação. “A associação vai poder crescer bastante com a utilização desse novo local”, disse o presidente da associação, Joel Torres.
A associação pleiteava um local desde 2007 e, a partir de agora, vai poder fazer o processamento do mel dentro das normas exigidas pela Visa. “É uma forma de fomentar toda a cadeia produtiva do setor no município, da produção à venda dos produtos”, disse o vice-prefeito, Flávio Faria, também titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Por meio do convênio, definido após um chamamento público, a associação vai empregar famílias da zona rural na apicultura, gerando renda extra, e também realizar ações educacionais relativas à atividade nas escolas municipais. “Esse acordo de cooperação que foi assinado, além de incentivar o setor, dá oportunidade aos produtores familiares e vai promover a conscientização da importância da apicultura”, avaliou o prefeito Sérgio Azevedo.
A associação, que congrega hoje mais de 30 apicultores, tem o objetivo de melhorar a produção de mel do município, qualificar os produtores por meio de cursos, melhorar a qualidade do mel oferecido à população e contribuir com a renda dos pequenos agricultores.