CulturaDiversosNotícias

Arte Ziriguidum recebe visitas para a exposição ‘Produto Disruptivo’

O Arte Ziriguidum segue apresentando a exposição ‘Produto Disruptivo’ da artista plástica Dalmoni Lydijusse. Aberta gratuitamente para o público de todas as idades, as visitas acontecem mediante agendamento prévio até o dia 13 de julho de 2021, devido às medidas de combate e prevenção à Covid-19. 

Para as nove pinturas em tinta acrílica sobre tela, a artista convidou pessoas que admira pela singularidade de suas história – foto Maria Blasi

Com curadoria de Esther Cervini, o trabalho exibe a fase criativa de Dalmoni Lydijusse neste momento de retomada ao seu processo de criação, absorvido nos últimos tempos pela rotina de aulas e intermediação dos processos de outros.  

Produto Disruptivo traz nove retratos em pinturas criadas pela artista plástica, e também, nove textos escritos pelas pessoas retratadas. A experiência subjetiva desse encontro das duas linguagens, a leitura da imagem, mais a leitura do texto, tem levado o público a uma experiência da imaginação.  

A exposição pretende ser um meio que proporcione experiências transformadoras, para que as pessoas se sintam instigadas a imaginar e confiar em suas ideias. Ainda mais neste momento tão importante que o país e o mundo atravessam. Desde março de 2020 a maior parte das ações desenvolvidas no espaço do Arte Ziriguidum foram interrompidas devido à pandemia.  

É uma forma de proporcionar novamente as possibilidades de encontro com a arte, contribuindo com as relações humanas, já que as artes plásticas sempre foram ferramentas de acesso ao diálogo, sensibilizando individualmente as pessoas que passam a ter contato com ela. 

Dalmoni conta, “São retratos, e vejo a cada rosto lugares que se apresentam a mim pela luz solar, que rodopia, em duas ou três horas de generosa pose dada a mim. Como podem me dar o tempo e o olhar?  Verão isto? Como cada pessoa se entregou a mim. Há também um autorretrato, em que através de verde azul. Para mim tanto faz.  Perguntei, mantenho-me assim? Eu ia me cobrir com outras cores, mas não sei como continuar isto. Já que posso dizer de mim a me inventar.” 

A proposta foi viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc no âmbito do estado de Minas Gerais, Edital LAB nº 15/2020 – Seleção de Espaços Culturais de Apresentação Artística, conta com o apoio financeiro da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo, em produção conjunta do Arte Ziriguidum e da Carvalho Agência Cultural.  

PESSOAS RETRATADAS  

Para as nove pinturas em tinta acrílica sobre tela, a artista chamou pessoas que admira pela singularidade de suas histórias e que alteraram a sua: Carol Coutinho é psicóloga, analista institucional, esquizoanalista e psicanalista; Carol Sanchez era doutora e mestre em medicina veterinária; Pedro Cezar é músico, produtor e gestor cultural; Tita – Maria José de Souza é pesquisadora na área de humanas; Beatriz Sales da Silva é pedagoga, doutora e mestre em educação; Tomiko Born é assistente social, referência no país em gerontologia; Rafael Zanetti é estudante de arquitetura e urbanismo; e Teresa Mesquita é educadora.  

LIVES 

Durante todo o mês de maio, foram realizadas diversas lives de bate-papos com Dalmoni conversando com as pessoas retratadas nas pinturas, além da curadora Esther Cervini e o psicanalista Celso Patelli. As lives estão disponíveis no Instagram do Arte Ziriguidum @arteziriguidum. 

SERVIÇO  

Exposição Produto Disruptivo de Dalmoni Lydijusse  

Visitas sob agendamento. Gratuito e aberto ao público.   

Período: 13 de maio a 13 de julho de 2021  

Horário: 13:30 às 18h de segunda à sexta, fins de semana sob consulta  

Local: Arte Ziriguidum – Rua Ouro Preto, nº 102, Centro, Poços de Caldas  

Agende seu horário: (35) 99194-3534 / (35) 3715-3534   

Saiba mais: linktr.ee/arteziriguidum 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.