EsporteNotícias

Atleta poços-caldense é campeã brasileira de arremesso de peso

A atleta Rafaela Cristine Maciel de Souza voltou a brilhar nas pistas de atletismo neste fim de semana. A atleta de Poços de Caldas sagrou-se campeã brasileira de arremesso no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20, realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), no estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista(SP).

Rafaela foi campeã com a marca de 14,20 metros

A competição marcou a retomada do calendário nacional de atletismo de 2020 e exigiu muitos protocolos sanitários, devido à pandemia.

O Brasileiro Sub-20, não contou com a presença de torcedores, tendo vários protocolos. Todos os integrantes das equipes tiveram, por exemplo, a aferição da temperatura corporal na portaria do CNDA e o uso de máscara foi obrigatório, e elas só puderam ser retiradas no aquecimento, onde o uso foi facultativo, e na competição.

Nas provas de campo, a máscara teve de ser utilizada entre as tentativas. Os atletas de provas de pista, ao final da atuação, receberam na saída o equipamento cedido pela organização.

O projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo” participou da competição com a aluna/atleta Rafaela Cristine Maciel de Sousa e o professor/treinador Sídnei Carlos De Parolis.

Rafaela participou da prova do Arremesso do Peso, sagrando-se campeã da prova com a marca de 14,20 metros, superando a segunda colocada Rafaela (Sesi – SP) com a marca de 12,06 e a terceira colocada Giovana (IPEC – Londrina) com a marca de 11,82 metros. 

De acordo com o treinador, Sidnei Carlos De Parolis, desde o início da pandemia oprojeto distribuiu para os alunos materiais esportivos para que os mesmos tivessem condições de treinarem em suas casas e conseguissem manter sua condição física, para que quando retornassem as perdas na condição física não fossem grandes. Os treinamentos foram enviados individualmente e diariamente para cada aluno. “Gostaria de destacar a grande dedicação da Rafaela tanto nos treinamentos quanto na competição. Ficamos afastados 7 meses por causa da pandemia, e neste tempo todo nossa aluna treinou diariamente de segunda a sábado, nunca desistindo dos seus objetivos. Para que pudéssemos avaliar como o desempenho dela estava se transcorrendo, ela filmou todos arremessos e exercícios realizados nos treinos, e no final de cada treino, os editava um a um e me enviava para serem realizadas as avaliações biomecânicas e correções. Para filmar os arremessos ela colocava o celular em uma árvore perto do local que ela estava treinando,” revelou o técnico.

Segundo De Parolis, um dos principais objetivos do projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e acompanhamento do Talento Desportivo” é a formação de cidadãos que tenham disciplina, educação, organização, objetivo na vida, respeito, etc. “Vendo atitudes como essa da nossa aluna, isso nos enche de muito orgulho e satisfação não somente pelo resultado esportivo más sim pela pessoa que ela está se tornando. Gostaríamos de agradecer ao apoio da Secretaria Municipal de Poços de Caldas, Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, Empresa Climepe Total, escola de Idiomas Wizard pelo apoio à competição”, finalizou o técnico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.