Ministério Publico

Atuação conjunta do Caocrim com a PMMG resulta na prisão de homem acusado de estupro cometido no Espírito Santo

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, de Execução Penal, do Tribunal do Júri e da Auditoria Militar do Ministério Público de Minas Gerais (Caocrim) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) fizeram levantamentos de inteligência que culminaram com a prisão de J.G.C. (35), no último dia 8 de setembro, na zona rural do município de Carlos Chagas, no Vale do Mucuri. A prisão atendeu ao pedido feito pelo Ministério Público do Espírito Santo.

O homem estava foragido desde 20 de junho de 2023, quando teve sua prisão preventiva decretada pela 5ª Vara Criminal de Cariacica (ES) pela prática de estupro de uma criança de quatro anos de idade. A prisão foi efetuada por policiais da 24ª Companhia de Polícia Militar Independente e o acusado encaminhado para o presídio de Nanuque.

Cooperação interinstitucional
Em outubro de 2021, os Ministérios Públicos de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo assinaram um termo de cooperação visando à atuação estratégica de interesse comum, especialmente na área de combate à criminalidade e fortalecimento da segurança pública, o que tem permitido o intercâmbio de informações estratégicas e o desenvolvimento de operações conjuntas para a prisão de procurados e foragidos da Justiça.

Desafio regional
Segundo o promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador do Caocrim, a Região Sudeste do país possui o maior número de pessoas procuradas ou foragidas da Justiça em razão da prática de ilícitos criminais, o que demanda atuação integrada permanente entre os Ministérios Públicos e as forças de segurança.

Nessa segunda-feira, 11 de setembro, os números de mandados de prisão pendentes de cumprimento nos estados que compõem a Região Sudeste foram os seguintes: São Paulo tem 56.667 mandados de prisão pendentes de cumprimento; Minas Gerais tem 28.129; Rio de Janeiro tem 27.736; e no Espírito Santo são 9.647 mandados de prisão pendentes de cumprimento.

Denúncias
Tem informações sobre a localização dos procurados? Denuncie à Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais pelos telefones 127 e (31) 3330-9504 ou ainda pela página da Ouvidoria no portal do MPMG. A denúncia é sigilosa.

Notícia relacionada
Ministérios Públicos da região sudeste realizam I Encontro Regional

Fonte: Ministério Publico MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.