Tribunal de Justiça

Audiência no STJ debate o Tema 1.198 dos recursos repetitivos

O desembargador José Marcos Vieira, da 16ª Câmara Cível Especializada em Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), participou, nesta quarta-feira (3/10), de audiência pública no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. A audiência, convocada pelo ministro Moura Ribeiro, debateu, por meio da manifestação de diversos oradores, o Tema 1.198 dos recursos repetitivos.

Not---Des.-Jose-Marcos-Vieira-evento-em-Brasilia.jpg
O ministro Moura Ribeiro e o desembargador José Marcos Vieira, na audiência realizada no STJ (Crédito: Divulgação/TJMG)

O Tema 1.198 diz respeito ao poder geral de cautela do juízo diante de ações com suspeita de litigância predatória, que ocorre quando o Judiciário é provocado mediante demandas massificadas com intenção fraudulenta.

Segundo o desembargador José Marcos Vieira, a matéria é de atualidade e repercussão inegáveis. “De um lado, pela necessidade de aprimoramento do Judiciário para atender à carga inumerável de multiplicação internáutica de processos repetitivos e dificuldade de controle da litispendência, da coisa julgada e da eficácia preclusiva desta última; de outro, pela preocupação distintiva entre litigância de massa e litigância fraudulenta”, afirmou.

A juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJMG, Mônica Silveira Vieira, integrante do Grupo Operacional do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG), também participou da audiência, apresentando a jurimetria do abuso de acesso à justiça.

Assista na íntegra à audiência no STJ no Canal do STJ no Youtube.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.