Aulas presenciais de cursos superiores são suspensas por 30 dias em São João
O decreto municipal n°6.724 baixado pela prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza, na última sexta-feira, 19, suspendeu por 30 dias as aulas presenciais nas instituições de ensino superior públicas e privadas de São João da Boa Vista.
A decisão foi tomada baseada na necessidade da adoção de providências visando reduzir a propagação da Covid-19, nos termos e condições estabelecidos no Decreto Estadual nº 64.994, de 28 de maio de 2020, que instituiu o Plano São Paulo.
Até sexta-feira, 19, o município tinha 3.922 casos positivos da Covid-19, sendo que destes 2.956 pacientes são considerados recuperados. A taxa de ocupação da UIT da Santa Casa atingiu os 80% e do hospital da Unimed 50%. Até o momento foram registrados 58 óbitos causados pelo Coronavírus na cidade.
Após o decreto, a diretoria da Unifae, que é uma das principais instituições de ensino superior da região e que recebe estudantes de Poços de Caldas emitiu um comunicado a respeito das atividades, principalmente em relação ao curso de Medicina.
De acordo com o comunicado, com a suspensão das aulas presencias pelo prazo de 30 dias, as aulas do ciclo básico (1ª a 8ª etapas) serão remotas e desenvolvidas por meio das plataformas digitais Google for Education.
Para evitar a desassistência à população sanjoanense, as atividades ambulatoriais do ciclo básico e todas do internato seguem inalteradas até a próxima quarta-feira, dia 24, quando a reitoria da UNIFAE vai se reunir com a prefeita Maria Terezinha de Jesus Pedrosa.
No encontro será reiterada a solicitação de imunização de todos os nossos alunos que atuam nas unidades de saúde. Somente após esta reunião é que poderemos reavaliar a possibilidade de prosseguir ou paralisar as atividades, considerando a exposição dos acadêmicos de Medicina que prestam atendimento na rede pública de saúde.