CulturaDiversosMeio AmbienteNotícias

Passagem de meteoro assusta moradores de Poços de Caldas e região

Um forte clarão e um tremor foi sentido por moradores da zona oeste, leste e zona sul de Poços de Caldas durante a madrugada desta quarta-feira, 3. A causa do fenômeno pode estar relacionada a passagem de um meteoro brilhante registrado pelo Observatório do Pico dos Dias, localizado em Brazópolis, Sul de Minas a 1.864 metros de altitude e que é gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica.

A passagem do meteoro foi registrada pelo Observatório do Pico dos Dias, gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica. – foto – Observatório do Pico dos Dias

Um meteoro muito brilhante, também conhecido como bólido foi registrado por diversas câmeras nesta madrugada por volta das 05h10h.

Segundo o coordenador do Observatório, Saulo Roberly Gargaglioni, muitas pessoas avistaram o meteoro e de acordo com relatos de testemunhas, o evento aponta para uma magnitude estimada em -8, em uma altitude aproximada de 100km quando iniciou sua trajetória descendente quando apresentou um forte clarão.

Gargaglioni explica que magnitude é escala de intensidade do brilho das estrelas.

A imagem foi registrada pelas câmeras allsky. As análises estão em andamento para refinar os dados iniciais, bem como precisar o local onde ocorreu a queda.

Nas redes sociais, moradores de Poços de Caldas relataram ter visto o clarão seguido de tremor – foto redes sociais

Pelo monitoramento realizado pelo Observatório foi traçada uma trajetória da passagem do meteoro pelo Sul de Minas e também no interior de São Paulo, como a região de Campinas, São Carlos e Araraquara.

De acordo com o professor Gabriel Hickel da Universidade Federal de Itajubá, o meteoro está relacionado a chuva dos Caelidas de agosto foi primeiramente determinada pelo estudos da BRAMON (BRAzilian Meteor Observation Network), que também trabalha com monitoramento de meteoros.

O meteoro passou pelo Sul de Minas e interior de São Paulo. O local preciso da queda ainda está sendo analisado – foto Observatório do Pico dos Dias

A descoberta da BRAMON ocorreu em 2017 e foi reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU), órgão internacional que coordena nomenclaturas, descobertas e padrões astronômicos em todo o mundo.

Esta chuva tem maior intensidade pelo dia 05 de agosto, mas pode ser observada em todo o Brasil, de 25 de julho a 15 de agosto, sempre entre meia-noite e o amanhecer.

Os meteoros penetram na atmosfera da Terra a uma velocidade de 44,5 km/s.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.