BDMG Cultural abre inscrições para músicos no programa Jovem Instrumentista
Com uma rica sonoridade baseada em instrumentos, o estilo rítmico da música instrumental passeia pelos mais variados aspectos da música brasileira. O mergulho nessas diferentes esferas musicais, que torna possível um trabalho de caráter intimista, explorando dinâmicas sonoras diversas, unindo o simples ao rebuscado, o popular ao erudito, é a proposta do programa Jovem Instrumentista, realizado pelo BDMG Cultural.
Músicos mineiros ou residentes no Estado há mais de dois anos poderão se inscrever, gratuitamente, até o dia 31 de maio de 2016, e concorrer a bolsas de estudo, durante seis meses. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da instituição, clicando aqui.
A “música instrumental”, também conhecida como “jazz brasileiro”, principalmente no cenário internacional, é o gênero da música popular brasileira que, além de ser instrumental, tem como característica fundamental aspectos do jazz norte-americano e da MPB.
Durante o período clássico (da música), compreendido entre os anos de 1750 e 1810, a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras.
Atualmente, a música instrumental compõe umas das cenas mais importantes da música brasileira. O Jovem Instrumentista estimula a criação e o aperfeiçoamento artístico apoiando os jovens talentos da música mineira. O BDMG Cultural proporciona um espaço para novas experiências e aprendizado, em recitais e nas aulas ministradas por ícones da música instrumentista mineira.