“O Flipoços salva vidas”, diz beneficiário da doação de livros

“O Flipoços tem uma data anual para acontecer, mas, mesmo depois que passa, ele continua trazendo benefícios para quem recebe as doações de livros. Não é exagero dizer que o Flipoços salva vidas”. Esta foi a fala do professor Vinícius Tavares, durante a cerimônia de entrega de livros arrecadados no Festival. Ele é um dos integrantes do projeto de “Remissão de Pena pela Leitura”, aplicado nos presídios de Poços de Caldas e de Botelhos, entidades beneficiadas pela doação de exemplares através do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas.

12 entidades foram beneficiadas com a entrega de 1.976 livros doados durante o Flipoços – foto – Bruno Alves

Com a presença de representantes de 12 entidades na Biblioteca Centenário, a organização do festival fez, na manhã da última sexta-feira, 10, a entrega de 1.976 exemplares arrecadados durante a 14ª edição do evento, realizado entre os dias 27 de abril e 05 de maio.

A doação de livros é parte da contrapartida do projeto do festival, que troca exemplares novos e/ou em bom estado por ingressos das palestras master, que neste ano tiveram as presenças de Fernando Gabeira, Nelson Motta, Mário Sérgio Cortella, Elisa Lucinda, Gabriela Aguerre, Zeca Camargo entre outros.  

E o Vinícius não foi o único a agradecer a doação dos livros. O advogado Percival Batista de Barros, que leva os exemplares para o Vale do Jequitinhonha agradeceu pelas doações. “Desde que as doações acontecem, eu recebo livros e levo para a região do município da Capelinha, que é muito rica culturalmente, mas com muito pouco acesso aos livros. É bastante importante e revolucionário o que o Flipoços faz neste sentido”, destacou.

Representando a prefeitura, o Secretário de Turismo, Ricardo Vilela, destacou a importância da doação e do evento para o município. “Nós agradecemos à GSC Eventos e ao Flipoços por proporcionarem a nossa cidade algo tão grandioso, que é reconhecido não apenas nacionalmente, como fora do país também. Parabéns”, disse.

De acordo com a curadora do festival e organizadora do evento, Gisele Corrêa Ferreira, a entrega dos livros é uma grande alegria e encerra o Flipoços 2019. “Tivemos uma edição lindíssima, quebramos recorde de público, de vendas e agora, ver que os livros arrecadados seguem fomentando à leitura e incentivando as pessoas a ingressarem neste universo é algo belíssimo. Estamos muito felizes e, ao encerrar esta edição, já começamos a pensar na próxima, que terá como tema “Literatura e Mulheres: da poesia ao poder”, encerrou.

O Flipoços é realizado pela GSC EventosEspeciais. Em 2018, o festival recebeu o troféu de vencedor na categoria Cadeia Produtiva do Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2018. O Flipoços 2019 contou com o patrocínio do DME, Café Três Corações e Secretaria de Turismo. Com o apoio das entidades Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Embaixada de Portugal no Brasil e Instituto Camões. Parceria Cultural Sesc e Senac Minas.  Mais informações podem ser obtidas no site www.flipocos.com e telefone 35 3697 1551. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *