EducaçãoNotícias

Berçaristas reivindicam cumprimento das suas funções

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais busca junto à Administração Municipal uma solução para o cumprimento das funções das berçaritas que atuam nos Centros de Educação Infantil do município. O Sindserv recebeu reclamações de que as berçaristas estão ficando sozinhas com crianças acima de 4 anos, quando que por lei o atendimento deve ser com crianças de até 3 anos.

Berçaristas relataram ao Sindserv desvio de função nas unidades em que atuam – foto arquivo Secom

A categoria solicitou ao sindicato que intervisse junto à Administração no sentido de buscar o cumprimento da legislação trabalhista inerente ao cargo. 

De acordo com a presidente do Sindicato, Marieta Carneiro, foi solicitada uma reunião com a Secretária de Educação, com a equipe pedagógica da Educação Infantil, com a Secretária de Administração, Recursos Humanos e Departamento de Pessoal para discutir o assunto. 

O encontro que aconteceria na última terça-feira, 8, contudo, foi cancelado de última hora pela prefeitura. “Gostaríamos que houvesse uma reestruturação do trabalho das berçaristas. Fomos procurados pela categoria que nos relatou que estão tendo problemas referentes ao cumprimento das suas funções. Elas alegam que estão ficando sozinhas com crianças com faixa etária acima de 4 anos. Vale lembrar que as berçaristas podem atender apenas crianças de 0 a 3 anos”, relatou Marieta. 

A presidenta do Sindicato destacou que já foram feitas algumas visitas nas unidades e que a Entidade Sindical está atenta aos casos de desvio de função das berçaristas. Lembrando que no maternal I e II as profissionais atuam apenas como auxiliar dos professores responsáveis.  

“Elas fazem outras reivindicações, como ter direito ao recesso escolar e não dividir as férias. Acho que seria fundamental uma reunião com a administração para que possa ser esclarecida a forma de contratação dessa categoria e as suas atribuições”, defende a presidenta sindical. Essas reivindicações também foram levantadas na Assembleia Geral e a expectativa é que uma nova reunião seja agendada o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.