Bloquinhos confirmam as ruas de Poços como espaço democrático no Carnaval 2019

Por Rose Lino

Em 2019 foram inscritos 15 blocos de rua para os chamados cortejos junto aos foliões. As inscrições foram feitas em janeiro pela Secretaria Municipal de Turismo e o regulamento exigia a participação de pelo menos 40 integrantes em cada bloco.

Este ano 15 blocos estão participando do Carnaval de Poços de Caldas – foto Rose Lino

Entre os grupos formados estão: Bloco Viajando na Folia, River Bloco, Bloco Vermelho e Preto, Bloco Liga da Justiça e o Bloco da Tine “Todas as Cores”, encerrando o carnaval.

Em média quatro desfilaram por dia. Um dos blocos estreantes deste ano foi da ONG Ágape 365. A Ágape 365 atende mensalmente 40 famílias em situação de risco social, com acompanhamento psicossocial, alimentos, recursos e saberes para o enfretamento de suas dificuldades.

A instituição atende também a população em situação de rua, buscando o resgate da autoestima e o fortalecimento dos vínculos familiares.

Tem o objetivo de desenvolver entre os voluntários a solidariedade, a atitude participativa, a responsabilidade social e a cidadania. A proposta é que os voluntários realizem cada um pelo menos uma ação social por dia durante o ano.

Com abadás e canecas personalizadas, o Bloco animou o começo da noite. A próxima ação conjunta da ONG vai acontecer no dia 12 de março, com a realização de um Café Solidário para pessoas em tratamento do câncer na Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), instalada na área da Santa Casa.

Foi por meio das edições de “Espalhando amor” que o grupo resolveu unir as pessoas para formar um bloco com o mesmo nome. “Nossa folia é um ato solidário e de fortalecimento entre os voluntários, com cartazes e estímulo ao voluntariado”, comentou uma das organizadoras, Lena Alexandre. Esta foi uma oportunidade de encontro entre os participantes que costumam realizar ações em diferentes pontos da cidade e eventos para ajudar a outras pessoas, principalmente aquelas que precisam de alimentos, de roupas, outros donativos e carinho.

O Bloco Ágape, Espalhando amor veio para a rua com 100 integrantes para desfilar na segunda-feira de Carnaval.

Os dias, horários e percursos foram definidos por sorteio e cada bloco conseguiu ainda atrair muitos foliões para segui-los de forma espontânea pelas ruas do centro de Poços de Caldas.

Quem quiser ser voluntário ou colaborar com as ações da ONG Ágape pode fazer contato pela página do Facebook https://web.facebook.com/amigosagape365.

Turistas nos hotéis também organizam seus blocos para brincar o Carnaval – foto Rose Lino

Alguns hotéis, como em anos anteriores, também fizeram a proposta aos hóspedes de formar um bloco e é algo de que os turistas mais gostam por terem a oportunidade de brincarem de forma segura nas ruas e em grupos de amigos e familiares.

“As atividades oferecidas pelos hotéis é um algo mais para os clientes. Participamos também dos bingos e bailes organizados no hotel. E os blocos ajudam a animar ainda mais a cidade.” Comentou o gerente de Recursos Humanos aposentado, Francisco Rocha. Ele e a família vieram de São Paulo. Ele visita a cidade há 40 anos, desde que se casou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.