Cabine audiovisual do Museu valoriza história oral da cidade
A partir de agora, quem visitar o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas terá acesso a mais uma atração: a Cabine de História Audiovisual, inaugurada oficialmente na noite da última quarta-feira (21). A cabine é composta por fones de ouvido e dois monitores, nos quais são exibidos materiais em vídeo sobre a história da cidade, em diversas áreas temáticas.
A implantação da Cabine de História Audiovisual foi viabilizada por meio de parceria com a Lavanderia Laundromat, através do termo de doação sem encargos 002/2019. Já os vídeos estão sendo produzidos em parceria com a TV Poços.
“Quero parabenizar toda a equipe do Museu pelo presente que Poços de Caldas está ganhando nesta noite. Cabines como essa estão presentes nos museus no mundo todo e espero que a nossa seja bastante utilizada pelos visitantes”, destacou o secretário municipal de Cultura, Ricardo Fonseca.
A solenidade, com o apoio da Bones Cervejaria, contou com a presença do diretor operacional da TV Poços, Marco Guedes, e da apresentadora Carol Affonso, além da equipe do Museu Histórico e Geográfico e estagiários que ajudaram no desenvolvimento do projeto.
“A estrutura física foi adquirida e executada pela Lavanderia Laundromat e o conteúdo está sendo produzido em parceria com a TV Poços. A proposta é fazer com que a história do município não seja contada somente por autoridades, pelas famílias tradicionais ou por políticos, mas também por pessoas comuns, que contribuem e já contribuíram muito para a cidade”, destaca o coordenador do Museu, Thiago Quinteiro.
A primeira entrevista disponibilizada será com Antônio Carlos Torres, que coordenou a Estação Ferroviária da Mogyana na cidade. Ele também doou objetos sobre a história da estação ao Museu. A segunda entrevistada será Joana Ferro, que falará sobre a participação dos poços-caldenses na Segunda Guerra Mundial.
Os visitantes já podem assistir ao primeiro vídeo, no horário de funcionamento do Museu Histórico de Poços de Caldas (Rua Padre Henry Mothon s/nº): de terça a sexta-feira, das 8h às 18h; sábado, das 12h às 18h e domingo, das 8h às 14h.