DiversosNotíciasSaúdeUtilidade pública

Cadastramento de animais volta ao normal no dia 2

Em função do feriado de Carnaval, quando as repartições públicas ficaram fechadas na segunda, 24 e na terça, 25, o cadastramento do Programa Municipal de Castração Animal volta a ser feito na segunda, 2 de março.

Após feriado do carnaval o atendimento volta na próxima segunda-feira

O atendimento é toda segunda-feira, a partir de 8 da manhã, na Secretaria Municipal de Saúde, na esquina das ruas Pará com Rio Grande do Sul. Ao todo são distribuídas 100 senhas semanalmente.
è importante lembrar que para o cadastramento de cães e gatos no Programa, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência do responsável pelo animal.

A iniciativa teve início no final de 2017, com o lançamento do Projeto Melhor Amigo e desde então, cães e gatos têm sido atendidos nas clínicas particulares credenciadas para a finalidade.
E até o momento já foram cadastrados 8.335 animais cadastrados e destes 7.006 passaram castrados.

Todos os animais atendidos recebem também, o microchip de identificação. É este microchip que permite à equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, localizar o domicílio e o responsável por este bichinho, caso ele se perca. “Além dos números que são muito satisfatórios, temos que ressaltar a qualidade destes atendimentos, feitos em estrutura adequada para a saúde dos animais e com acompanhamento inclusive no pós-operatório. Temos uma demanda já certa para o atendimento semanal. A população assimilou e utiliza ativamente o serviço”, comentou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

“É com muita alegria que atingimos estes resultados que representam a nossa preocupação com a causa animal, trazendo uma série de medidas que demonstram isso de forma prática”, avaliou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Clínicas Credenciadas

São quatro estabelecimentos: Animal Zoo no Country Club; Pet House na Vila Nova; Dr. Darcy no Caio Junqueira e a AAPA – Associação dos Amigos e Protetores dos Animais, no Conjunto Habitacional. O responsável pode escolher em qual clínica quer que o animal seja atendido, no ato do cadastramento e já sai com a guia de autorização de cirurgia da Secretaria de Saúde. As clínicas têm o prazo de até três meses para a realização do procedimento.

Projeto Melhor Amigo

Além do Programa Municipal de Castração, o Projeto Melhor Amigo contempla outras medidas de atenção à causa animal, como: inauguração do Espaço Animal no Parque Municipal Antônio Molinari; a Feira Permanente de Adoção; atividades educativas sobre posse responsável nas creches e escolas do município; as obras de melhoria na estrutura física do Abrigo de Animais; a reforma completa do CCZ e a criação do Comvida – Conselho Municipal de Proteção, Defesa e Valorização da Vida Animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.