Câmeras de segurança começam a ser instaladas na área central
Quem passa pela área central de Poços de Caldas tem observado, no cruzamento das principais ruas, a instalação de câmeras de segurança. Até o momento, já foram instalados cinco equipamentos, do total de 15 que vão abranger toda a área central.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Marcos Tadeu Sala Sansão, as câmeras serão operadas 24 horas por dia pela Guarda Civil Municipal, diretamente da sede que está sendo instalada na antiga estação da Fepasa. O equipamento de alta tecnologia, com capacidade de alcance de até 300 metros, será usado para vigilância do comércio e trânsito. O investimento foi na ordem dos R$ 500 mil.
“As câmeras têm capacidade de identificar a placa de um carro ou monitorar uma pessoa suspeita a longa distância. Nossos agentes da Guarda Civil Municipal vão monitorar o centro o tempo todo através da central. As Polícias Militar e Civil terão acesso às imagens constantemente”, destacou Sansão.
Segundo o secretário, os equipamentos estão sendo instalados em parceria com a empresa que administra o estacionamento rotativo da cidade. Uma equipe realiza, nesta quarta-feira, 5, a avaliação técnica das câmeras já instaladas e equipamentos para a transmissão dos dados e das imagens que serão recebidas pela central na sede da GCM.
A expectativa é que as câmeras entrem em funcionamento ainda este ano. O secretário anunciou também que está prevista a instalação de câmeras nas principais entradas da cidade, ainda sem prazo de execução.
Os equipamentos vão ajudar a identificar placas de veículos que possam ser frutos de algum tipo de infração ou crime.