CulturaDiversosNotícias

Charanga dos Artistas, a alma do Carnaval poços-caldense

Em 2021, a Charanga dos Artistas completa 20 anos de fundação, em um ano atípico, sem Carnaval por conta da pandemia do novo coronavírus.

Cortejo da Charanga dos Artistas no Carnaval de 2020 – foto Poçoscom.com/arquivo

Este ano as crianças não vão se encantar com os bonecos, turistas e moradores não seguirão o cordão, famílias inteiras deixarão de dançar e cantar e pular e sorrir ao som da Banda do Miguelzinho, a Baranga não passará nem exibirá a sua faixa.

Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Cultura rende homenagens a todos os grupos que constroem a história da Charanga dos Artistas, a alma do Carnaval poços-caldense:

– CachorroLôco Produções
– Companhia Beira Corpo
– Companhia de Circo Penduricalhos
– Companhia De Parolis de Teatro
– Companhia de Teatro Montéchios e Capuletos
– Companhia de Teatro Toque de Vida
– Companhia Máscaras Vivas
– Companhia Naativa
– Dell’Arte Produções Artísticas
– Escola de Dança Gisa Carvalho
– Grupo de Dança The Power Music Dance
– Grupo de Teatro Magia
– Grupo de Teatro Trancos e Barrancos
– Grupo Teatral Bem-Me-Quer
– Monteiros e Lobatos Companhia de Teatro
– Piquiliqui Produções Eventos Culturais
– Studio de Dança Kika de Souza e Lucia Reis
– Trupe de Ruah
– Equilibrius Artes
– Cia. Vacivu
– Grupo Força Livre.

História
Desde 2001, o Carnaval de Poços de Caldas conta com a vibração, a criatividade e a irreverência da Charanga dos Artistas, que reúne companhias teatrais locais e bonecos gigantes em uma grande celebração da arte e da cultura, ao som da Banda do Miguelzinho, com as tradicionais marchinhas.

Queridíssima do público, a Charanga é garantia de diversão para a família durante todos os dias de Carnaval. Já na sexta-feira, tradicionalmente a Charanga anima a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, na escadaria da Prefeitura, seguida por cortejo pelas ruas centrais da cidade.

Criada em 2001, como forma de unir a classe artística para reverenciar personalidades locais, nacionais e internacionais, a Charanga resgata a alegria do “brincar carnaval”, ao mesmo tempo em que traz para a festa momesca ícones da literatura, do cinema, da música e personagens que se destacaram em diversas áreas de atuação.

Além do resgate das marchinhas e da caracterização dos artistas, bailarinos e bonecos, o diferencial da atração é a interação com o público, que é parte fundamental do espetáculo.

De maneira divertida e irreverente, o movimento artístico consegue trazer para o Carnaval referências históricas e culturais de Poços de Caldas, do Brasil e de todo o mundo.

A Charanga dos Artistas se utiliza do espaço privilegiado do Carnaval para reverenciar com criatividade grandes personalidades que fazem parte da história, ao mesmo tempo em que movimenta a cadeia produtiva da cultura, inserindo os artistas locais em posição de destaque na programação carnavalesca da cidade.

“Que, em breve, possamos nos encontrar novamente pela Cultura e ter de volta os sorrisos, os aplausos e os abraços”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra. – Fonte Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.