Carros com tecnologia OCR vão fiscalizar a Zona Azul em Poços de Caldas
A Zona Azul de Poços de Caldas será fiscalizada por carros com tecnologia OCR – Optical Character Recognition ou Reconhecimento Óptico de Caracteres. São veículos portadores de câmeras que fazem a leitura automática das placas de veículos estacionados de forma irregular no estacionamento rotativo da cidade.
A tecnologia vem sendo utilizada em grandes centros e de acordo com secretário municipal de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, o serviço está em fase de teste.
Ao todo são dois carros, que pertencem a EXP Parking, empresa que administra o estacionamento rotativo e que vão circular pela área central.
Os veículos que estiverem em situação irregular serão identificados e notificados sobre a infração. “Estes carros vão ajudar na fiscalização no dia-a-dia. Os veículos irregulares serão notificados da irregularidade”, informou o secretário.
Ainda segundo o secretário, os carros vão fazer a regularização automática daquele veículo em que o proprietário autorizou o aplicativo a atualizar o uso da vaga e descontar automaticamente dos créditos adquiridos.
Ainda segundo o secretário, os carros OCR não vão fazer autuações e nem multas. “Os veículos não vão autuar e nem emitir multas. Isso tem quer ficar bem claro. Vão penas emitir a notificação de estacionamento irregular, cabendo a autuação ou multa, apenas ao agente de trânsito,” enfatiza.
Este sistema poderá ser utilizado futuramente no rastreamento eletrônico, ou seja, ajudar a identificar veículos furtado, roubados ou usados na prática de crimes.