Centenário da Comarca é comemorado durante sessão especial na Câmara
A Câmara de Poços realizou uma sessão especial em comemoração ao Centenário de instalação da Comarca de Poços de Caldas. A solenidade foi parra atender ao requerimento de autoria do vereador Paulo Tadeu Silva D’Arcadia (PT), aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.
A Comarca de Poços foi instalada em 20 de janeiro de 1917. Neste dia, foram empossados o primeiro juiz, Fábio Teixeira, e o promotor público Alexandre Silviano Brandão. Segundo Paulo Tadeu, este é um marco importante na história da cidade e foi resultado de um grande esforço das lideranças locais, em especial do então prefeito Francisco Escobar. “A instalação de uma Comarca é uma espécie de certificação de maturidade da cidade. No caso de Poços especificamente, a Comarca foi instalada em um período riquíssimo da política local. Tínhamos algumas figuras públicas da maior relevância, como o então prefeito Francisco Escobar, uma pessoa escolhida com frequência pelo Presidente da República para administrar alguns municípios, um político que fez uma carreira exitosa em MG, além de outros políticos da época, como o Coronel Agostinho Junqueira, José Afonso de Barros Cobra e Dr. Reinaldo Amarante, figuras que naquela época contribuíram muito para que o município pudesse ter a sua Comarca instalada”, destacou.
Para o legislador, ao realizar essa sessão especial, a Câmara presta uma homenagem a todas essas pessoas que tiveram grande importância na afirmação de Poços de Caldas como uma cidade de referência nacional e àqueles que, na sequência, consolidaram a Comarca e a vocação do município.