Ministério Publico

Centro Estadual de Apoio às Vítimas lança primeiro projeto

Projeto Vítima em Foco busca capacitar os integrantes do MPMG para dar amparo às vítimas

O Centro Estadual de Apoio às Vítimas, Casa Lilian, lançou seu primeiro projeto nesta quinta-feira, 14 de setembro, dentro da programação da Semana do MP.

Segundo a coordenadora da Casa Lilian, Ana Tereza Giacomini, “o projeto Vítima em Foco é um projeto que se propõe a lançar um pacto interno em que os próprios membros do Ministério Público, servidores, os integrantes que tenham contato em geral com as vítimas, se proponham a esse olhar focal e diferenciado na vítima, que é um olhar que nós não fomos letrados a fazer. E que é necessário para que a gente consiga promover de forma integral os seus direitos. Ele se pretende, então, inicialmente, olhando internamente para a instituição a promover uma capacitação e um engajamento dos membros nessa capacitação para que a gente consiga de fato, tornar efetiva a justiça para quem ela deve servir”.

A Casa Lilian

O novo órgão, que terá atuação em todo o estado, leva o nome da servidora do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) Lilian Hermógenes da Silva, assassinada em 23 de agosto de 2016 a mando do ex-marido. Vinculada à Procuradoria-Geral de Justiça, a Casa Lilian articulará a formação de uma rede interinstitucional e intersetorial que terá por finalidade apoiar a implantação da política institucional de promoção dos direitos das vítimas de infrações penais, atos infracionais, calamidades públicas, desastres naturais e graves violações de direitos humanos.

Caberá ao órgão auxiliar na capacitação inicial e na formação permanente de membros da instituição, em todo o estado, e prestar atendimento e apoio de forma humanizada às vítimas diretas e indiretas dos crimes, por meio de uma equipe multidisciplinar.

A Casa Lilian será instalada em breve e funcionará em imóvel localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, próximo à Procuradoria-Geral de Justiça, ao Tribunal de Justiça e ao Fórum Lafayette.

Fonte: Ministério Publico MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.