Centro Unificado de Informações é montado para ajudar na recuperação da economia
Depois de 40 dias parado o comércio volta a funcionar nesta sexta-feira, 1º, com a flexibilização adotada pela prefeitura. Para que possa haver uma retomada o quanto antes na economia local, nesta semana foi criado o Comitê Municipal Extraordinário de Apoio à Iniciativa Privada, conhecido como Comitê de Economia, uma parceria entre o setor público e a iniciativa privada.
Deste Comitê já foi definido um plano emergencial que começa a ser colocado em prática nesta sexta-feira (01/05), com a criação do Centro Unificado de Informações, instalado no Poços Fácil (rua Marechal Deodoro, nº 345).
O Centro está organizado para receber empresários, comerciantes, profissionais liberais, trabalhadores informais e desempregados que estejam passando por dificuldades em função da crise gerada pela pandemia do coronavírus. “ Ao chegar no Poços Fácil a pessoa vai primeiramente passar por uma triagem, para saber se o problema é financeiro, de gestão, jurídico ou uma dúvida contábil, para que assim, possamos fazer um atendimento mais personalizado”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano, que também preside o Comitê de Economia.
Depois disso, o comerciante irá receber a consultoria dos servidores da própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), do representante do SEBRAE ou dos empresários voluntários que farão plantão nesta força – tarefa. “ Temos o apoio do movimento “Empresas Imunes” e vários empresários vão doar tempo, vocação e experiência em prol da comunidade. A Caixa Econômica Federal também é nossa parceira e vai receber nas agências os casos encaminhados pelo Centro Unificado de Informações”, reiterou Thiago Mariano.
Quem precisar de assessorias mais específicas, elas poderão ser agendadas com os parceiros e voluntários. A secretaria de Promoção Social também integra o Centro Unificado e vai amparar trabalhadores, desempregados e informais que ainda têm dúvidas de como conseguir o auxílio emergencial do governo federal.
A princípio o Centro Unificado de Informações atuará por um mês, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Poços Fácil (Rua Marechal Deodoro, 345). Mas conforme a demanda o atendimento pode ser remodelado, sendo até mesmo itinerante. “Vamos sentir as reais demandas dos nossos comerciantes e trabalhadores e vamos ajustando para melhor atender a todos. A ideia é que todo mundo que passe por lá receba uma orientação, uma sugestão, um caminho para retomada”, conclui Thiago Mariano.