CulturaDiversosNotícias

Cia Mudano apresenta: Quem Casa Quer Casa

A companhia de teatro Mundano vai apresentar uma leitura dramatizada no primeiro festival de artes cênicas da cidade.

O festival, que tem início neste sábado, 12, acontece online,por causa da pandemia e tem artistas convidados com espetáculos para aquecer a programação de junho, além da competição de cenas curtas que premiará com o troféu O Ator.

A apresentação da Cia Mundano é dia 14 de junho as 20h.

A organização do festival é de Felipe Campos e recebeu recursos da lei Aldir Blanc. A Cia Mundano foi convidada a apresentar algo que é pioneiro na arte na cidade, a leitura dramatizada.

Essa leitura dramatizada é um artifício que facilita a relação do leitor, aluno e expectador, com o texto literário e seu entendimento. É uma leitura em voz alta de texto teatral para um público. É uma prática cênica comum na área do teatro, exige interpretação, especialmente, pelo uso da voz. – Explica Lizzy Cantagessi, a diretora da Cia.


A história se passa em 1845 e decidimos manter nessa leitura a nossa marca, que são os figurinos de época,pois a leitura dramatizada pode ou não ter todos os elementos teatrais como cenário, iluminação, trilha sonora e figurino. – completa a atriz Leandra Faria.

Afastados do palco nesse período pandemico, o festival veio como um alento aos artistas da cidade que tiveram a oportunidade de se reunir novamente para as gravações.

Estarmos juntos no palco outra vez depois de tanto tempo foi maravilhoso! Gravamos com os atores em marcação distanciada, mesmo os que moram na mesma casa, fizemos a testagem do elenco e ainda usamos máscaras nos bastidores. Foi diferente, seguro e foi gratificante poder fazer o que amamos diante desse cenário tão triste que temos todos os dias, perdendo pessoas e artistas queridos. – conta Beatriz Faria.

O texto do ácido Martins Pena (1815 – 1848) explora as desavenças da vida familiar em uma casa onde reina o caos.

O texto é muito irônico e faz críticas a sociedade carioca do século passado mas que na verdade seguem tão atuais como nunca!! O humor também muito presente na obra promete boas risadas. – Completa Igor Dionizio, que tem o papel do filho com gagueira e entrega uma interpretação divina.


No elenco Beatriz Faria, Igor Dionizio,Leandra Faria, Luciano Pedrilio, Pedro Ernesto, Priscila Lizzy Cantagessi e Wellington Rafael.
Maquiagem e cabelo de Beatriz Faria, figurino Priscila Lizzy Cantagessi, assistente de figurino Leandra Faria, filmagem e captação de André Luiz e Matheus Soares. Direção de Priscila Lizzy Cantagessi, edição e direção geral Matheus Soares. Agradecimentos ao Estúdio X, Tamara Matos Jóias La Duchess, Leonisia Faria, Juliane Gaspar e acervo da Cia Monteiros e Lobatos.


O festival acontece gratuitamente de 12 a 19 de junho pelo canal no YouTube, sem necessidade de reservas ou ingressos. A apresentação da Cia Mundano é dia 14 de junho as 20h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.