Cirurgia bem sucedida: pequena Heloísa se recupera em Campinas
A semana começou com uma boa notícia para os pais, familiares e amigos da pequena Heloísa, de Poços de Caldas. Foi uma corrida contra o tempo desde que os pais descobriram que ela sofria de Cranioestenose Coronal do lado direito do crânio e precisava passar por uma cirurgia o quanto antes.
A bebê, agora com 8 meses, passou pelo procedimento cirúrgico na última terça-feira, 29, no hospital Sobrapar, em Campinas. O pai da pequena Heloísa, Gustavo Henrique Florentino, contou que foram quatro horas e meia de cirurgia, terminando com sucesso. Heloísa permanece internada na companhia dos pais para recuperação e, em breve, estará de volta a Poços de Caldas.
O Hospital Sobrapar – Crânio e Face é uma instituição privada que, desde 1979, promove o tratamento cirúrgico e a reabilitação de pacientes com deformidades craniofaciais congênitas ou adquiridas, resultantes de traumas, tumores ou outras condições.
A doença
A Cranioestenose é uma deformidade progressiva que acontece na cabeça do bebê. É decorrente de um fechamento precoce das suturas cranianas, que são articulações fibrosas que fazem a ligação entre os ossos da cabeça. No Brasil, a estimativa é de que a cada 10 mil bebês, apenas um apresente o problema.
A preocupação quando a Cranioestenose é diagnosticada é com as consequências e sequelas, que podem afetar o desenvolvimento neurológico da criança, pois o cérebro não tem espaço para crescer. Quando há o fechamento precoce de mais de uma sutura craniana pode ocorrer o aumento da pressão intracraniana, com alterações cognitivas podendo levar até mesmo a casos mais graves como a cegueira.
Rede de solidariedade
A cirurgia precisava ser feita o quanto antes, mas a demora do procedimento pelo Sistema Único de Saúde era estimada em 2 anos. Já em um hospital particular, o custo da cirurgia ficaria em R$ 45 mil. Sem condições de pagar pelo procedimento, familiares e amigos se mobilizaram e realizaram uma campanha na cidade para arrecadar o dinheiro necessário. Foram dois bingos beneficentes que contaram com o apoio e solidariedade da população.
Assim que a família retornar do hospital, o papai Gustavo quer agradecer a população pela ajuda que salvou a filha do casal.