Classificados de Poços no Concurso EPTV na Escola visitam sede da emissora
Os estudantes de Poços de Caldas classificados no Concurso de Redação EPTV na Escola 2022 visitaram, na última segunda-feira (8), a sede da emissora em Varginha. Eles puderam acompanhar as etapas de produção de reportagens e os bastidores do jornalismo. Neste ano, o tema do concurso é “Por que acreditamos que o mundo virtual é real?”.
Em Poços de Caldas, foram inscritos 44 trabalhos das escolas municipais e particulares do município neste ano. A Comissão Julgadora selecionou dez redações, sendo cinco da Rede Municipal de Ensino e cinco da rede particular. Os 10 estudantes classificados de Poços de Caldas ganharam um dia de passeio em Varginha e visita à sede da EPTV, realizada na segunda-feira, que contou com a presença de 9 dos 10 classificados.
“Foi uma alegria poder acompanhar os alunos na visita à emissora. Eu já participei do concurso em anos anteriores, mas nunca havia visitado a EPTV. Como telespectadora, fiquei muito feliz por poder conhecer os bastidores dos telejornais que acompanho diariamente. Como professora, foi gratificante acompanhar não apenas minhas alunas selecionadas, mas também os demais alunos e alunas de Poços de Caldas. Ter a redação selecionada em meio a tantas participantes é algo a se comemorar. Pode parecer algo pequeno, mas para os alunos é um reconhecimento muito importante e para nós, professores, também. É uma espécie de feedback favorável sobre o trabalho que estamos realizando em sala de aula e isso não tem preço”, destacou a professora de Língua Portuguesa da E. M. Mariquinhas Brochado, Mariana Aparecida de Carvalho, que acompanhou os estudantes.
Em âmbito local, a primeira etapa do concurso foi coordenada pela Secretaria Municipal da Educação e Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e a Comissão Julgadora foi composta pelas representantes da SRE, Andrélia Vieira Angelo e Aparecida Assunta Ferreira Morás, e pelas representantes da SME, Graziela de Gouvêa Gonçalves Miguel, Sandra Maria de Sousa Tavares e Rosa Maria Martins Alves.
Ao final do concurso, serão escolhidos os dez melhores trabalhos da região Sul de Minas. A iniciativa pretende colaborar para que cada jovem participante possa se transformar, durante o processo das etapas de construção do próprio texto, atuando na sua construção como cidadão crítico e possível agente de transformação social na comunidade em que vive, além de oferecer uma oportunidade aos talentos da região, dando protagonismo e voz aos finalistas do concurso.
“Sem dúvida nenhuma, os alunos ficaram muito empolgados ao conhecerem as instalações de uma TV. Acredito que o momento mais bacana foi quando adentramos no estúdio das gravações. Pudemos tirar fotos e eles gostaram muito da conversa que tivemos com a apresentadora do jornal EPTV 2, Deborah Morato. Essa visita marcou, de fato, os alunos”, finaliza a professora Mariana Carvalho.