Colégio Sete de Setembro recebe homenagem da Câmara
A Câmara de Poços realizou, na noite da última terça-feira (13), uma sessão especial pelos 100 anos do Colégio Sete de Setembro. O evento foi proposto pelo vereador Claudiney Marques (PSDB), através de Requerimento aprovado em Plenário, e reunião integrantes da diretoria, coordenadores, professores e colaboradores da instituição.
Uma placa em comemoração ao centenário do colégio foi entregue ao presidente Luís Antônio Gaiga e ao gerente administrativo Flávio Franco.
Outros profissionais que fizeram e fazem parte da história da unidade de ensino também foram homenageados: Sônia Maria Soares (diretora pedagógica no período de 1999 a 2021); Maraísa Rodrigues da Silva Borba (atual diretora pedagógica); Luciana Cassaro Muniz (atual coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I); Joselina Bernardo (filha da fundadora do Colégio Sete de Setembro, Sra. Carolina Bernardo); Hélio Antônio Scalvi (membro ativo e regular da Loja Maçônica Estrela Caldense e autor do livro do Centenário do Colégio); Lucas Octávio de Souza (professor de Matemática do Ensino Médio); Rosângela Francisco de Paula (auxiliar administrativo); José Luís Frison (primeiro diretor financeiro)
Fundado em 17 de fevereiro de 1922, o centro educacional surgiu por iniciativa da Professora Carolina Bernardes, sob a denominação de Escola Mista, que mantinha o então chamado Curso Primário. Em 1934, sob a direção de Dona Eugênia Bernardo, mudou o nome de Escola Mista para Escola Sete de Setembro. Já em 1981, a instituição foi transformada em entidade beneficente sem fins lucrativos, vinculada à Loja Maçônica Estrela Caldense.
A partir de 1997, a Escola Sete de Setembro passou a pertencer ao Instituto Educacional São João da Escócia, porém com identidade própria. Em 2000, teve a denominação alterada de Escola para Colégio Sete de Setembro. Desde 1995, trabalha com o Sistema COC de Ensino. Hoje, o colégio atende alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré-Vestibular.
O vereador Claudiney Marques, durante a cerimônia, enalteceu história do Colégio Sete de Setembro. “Ao completar um século de existência, o Colégio Sete de Setembro traz consigo o amor ao magistério, a dedicação de centenas de professores e milhares de alunos que, ao se referirem ao tempo que por ali passaram, relatam lembranças de uma escola inovadora, fraterna e de altíssima qualidade de ensino. E, certamente, quando falamos do Colégio Sete de Setembro, esta instituição centenária, surge, quase que naturalmente no coração de cada um de nós a esperança”, afirmou.
Em nome da instituição, o presidente Luís Antônio Gaiga comentou sobre a homenagem recebida. “Sem dúvida, é uma honra muito grande estar aqui e receber essa homenagem da Câmara Municipal pelo centenário do colégio. Poder comemorar 100 anos dedicados à educação, ao aprimoramento intelectual e à inserção de novos alunos em níveis cada vez mais elevados de aprendizagem é, sem dúvida, uma grande realização para qualquer empresa ou entidade que tem, entre os seus propósitos, a coragem de lançar desafios e de exportar sonhos. É assim que, ao longo de nossa existência secular, inspiramos jovens em um ambiente onde podem florescer e se fortalecer, demonstrando o quão longe é possível se chegar”, disse.
Segundo Luís Gaiga, a história do Colégio Sete de Setembro é de muito trabalho e dedicação. “Percorremos um século realizando, continuadamente, projetos inovadores, e contribuímos para a disseminação de conhecimentos que acompanharam nossos alunos por toda a vida. É uma história de muito trabalho, dedicação, empenho, desprendimento de muitas pessoas que, com suas ações, contribuíram e contribuem para o sucesso dessa instituição de ensino tão querida e presente em nosso município. Hoje, celebramos a história sintetizada pelo nobre vereador Claudiney e pelo livro lançado em comemoração aos 100 anos de nosso Colégio Sete de Setembro. Esperamos continuar contribuindo para a formação de grandes cidadãos de um país que realmente merece se tornar gigante, igual seu povo é capaz de construir”, ressaltou.
A sessão foi marcada, ainda, por apresentações musicais de alunos do Colégio Sete de Setembro: Gabriel Pierre Barbosa Rodrigues, Pedro Bruno Borba e Francisco Carvalho Borges (Piano Digital/Saxofone e Guitarra) e Roberta de Paula Zupelari e Maria Isabel Corrêa Freire (Voz e Piano Digital). O evento contou, ainda, com a presença da secretária municipal de Educação Maria Helena Braga e do Comandante da 18ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Jardel Trajano de Oliveira Gomes.