NotíciasPolítica

Eleições 2022: Conheça Ulisses Suaid Porto Guimarães Borges do MDB, candidato a Deputado Federal

O Poçoscom.com, com o compromisso de apresentar aos eleitores de Poços de Caldas e região os candidatos que vão disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e também no Congresso Nacional, segue com a série de entrevistas com os candidatos de Poços de Caldas.

Ulisses Suaid Porto Guimarães é candidato a deputado federal pelo MDB – foto divulgação

Nosso décimo segundo entrevistado é Ulisses Suaid Porto Guimarães Borges, que disputa a eleição para deputado federal pela primeira vez, aos 33 anos de idade pelo MDB – Partido Movimento Democrático Brasileiro.

Ulisses Suaid Porto Guimarães é poços-caldense, pai, médico veterinário, produtor rural e gestor público. Filho de empresários do setor hoteleiro em Caldas cresceu entre as duas cidades, Caldas e Poços de Caldas.

Em 2012 se candidatou a prefeito de Caldas e foi eleito aos 22 anos. Em 2016 foi o prefeito reeleito mais jovem do país. Em 2018 foi candidato a deputado estadual e recebeu quase 50 mil votos ficando como o primeiro suplente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O Poçoscom.com preparou uma série de perguntas para todos os candidatos, para que o eleitor possa conhecer a trajetória e propostas, buscando auxiliar na importante escolha do dia 2 de outubro. Confira a entrevista com o candidato a deputado federal, Ulisses Suaid Porto Guimarães do MDB.

Roni Bispo (Poçoscom.com)

– Por que você decidiu se candidatar?

Ulisses Suaid Porto Guimarães Borges (MDB)

–  Primeiro, porque mesmo sem mandato eu sigo desempenhando o papel de gestor público. Durante a pandemia viajei para Belo Horizonte e Brasília, e consegui emendas parlamentares para as cidades de Caldas, Ibitiúra de Minas e Santa Rita de Caldas. Esse reconhecimento veio até mesmo do governador Romeu Zema, que esteve em Poços, gravou um vídeo comigo dizendo que me apoia e que sou o candidato mais preparado para ser deputado por Poços de Caldas.

Outro fato importante foi quando o nosso Hospital do Coração, o Hospital Santa Lúcia, corria o risco de ser descredenciado do SUS. O diretor do hospital, o Dr. Assad Aun Neto, me procurou, nos reunimos, de imediato busquei pelos contatos na capital junto ao governo estadual, e demos início à campanha “Sou Santa Lúcia”.

Eu e minha equipe colocamos no ar um site com um abaixo assinado eletrônico para que todos pudessem ter voz nessa importante decisão que prejudicaria a saúde dos moradores de todo o sul de Minas.  Gravamos vídeos com o Dr. Aun, acionamos a imprensa e fizemos apelos à sociedade para que todos se conscientizassem e assinassem a petição online.

Conseguimos coletar quase 25 mil assinaturas na petição entregue ao governador Romeu Zema, que acabou se solidarizando, e junto à equipe da Secretaria Estadual de Saúde, reviu a situação do Hospital Santa Lúcia. Para a nossa felicidade e graças a mobilização de toda a população, o descredenciamento foi extinto e o Hospital Santa Lúcia continua habilitado a prestar serviços cardiológicos pelo sistema SUS.

Esses são alguns dos bons embates enfrentados ao longo dos últimos anos. Isso sem falar em tudo que transformei e realizei no município de Caldas enquanto prefeito. No sul de Minas tive atuação direta em muitas ações. Fui o primeiro secretário do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Samu), que abrange 153 municípios, e consegui o convênio com o governo do estado para utilização de um helicóptero para os atendimentos mais urgentes. Presidi ainda a Associação dos Municípios do Alto Rio Pardo (AMARP), que engloba 10 municípios, e estive como Conselheiro Administrativo da Emater Minas (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais).

Como vocês puderam perceber, eu gosto do meu trabalho. E sendo um gestor público, sei o quanto a falta de representatividade no Congresso Nacional tem prejudicado a vinda de investimentos para o sul e sudoeste de Minas. E é também por isso que me coloco como candidato a deputado federal. Sei que podemos alavancar o desenvolvimento de Poços e região estando na Câmara Federal, onde muitas decisões e indicações de investimentos são realizadas.

Roni Bispo (Poçoscom.com)

– Na sua opinião ou visão porque Poços de Caldas e região precisa de um representante na Câmara Federal?

Ulisses Suaid Porto Guimarães Borges (MDB)

– Você já deve ter ouvido o ditado – “O olho do dono é que engorda o gado”. Trazendo uma analogia aqui para o sul de Minas, mostra a necessidade de a gente ter na região uma representação política legítima, séria e compromissada. Senão, vamos ficar para trás, enquanto outras regiões do estado prosperam. Faz muita diferença ter em Brasília um deputado federal que olhe de verdade para as nossas cidades, que traga conquistas para Poços, o sul e sudoeste de Minas. Um deputado que seja a voz e defenda o crescimento da região.

Vou exemplificar para vocês de uma maneira rápida. Um deputado do Triângulo Mineiro recebe o pedido de 10 vagas de UTI para a região dele. Esse deputado também está ciente da necessidade de outras 10 vagas para o sul do estado. Ele entra com o projeto na casa e tem liberado o investimento para 15 unidades de UTI. Na maioria das vezes o deputado vai repassar o dinheiro de 10 leitos para a região em que ele vive e deixar os outros 5 para o sul de Minas. Se tivéssemos ao menos um deputado sul mineiro no Congresso, a partilha poderia ser mais justa. Este deputado do Sul de Minas iria ter chance de batalhar de igual para igual.

Como estamos há muito tempo sem um deputado da região no Congresso Nacional, vem menos investimentos para o sul de Minas. Isso sem falar que o deputado federal é o representante do governador na esfera federal. Não havendo uma conexão direta entre o governador e o deputado sul mineiro, mais uma vez, os investimentos são postergados.

Vocês percebem como a gente tem perdido em investimento, desenvolvimento ou saúde, sem um deputado comprometido com a nossa região no Congresso?

A gente precisa unir o sul e sudoeste de Minas para que tenhamos representatividade efetiva no Congresso Nacional a partir de 2023. Converse com os amigos e familiares sobre o que acabou de ler. É importante as pessoas votarem em um representante da região, votar em quem vivencia o mesmo que elas. Minas vai eleger nas próximas eleições 53 deputados federais, só perde para o estado de São Paulo que tem 70 cadeiras. Não é possível que o sul de Minas vai ser mais uma vez renegado. Vamos juntos mudar este cenário e reconquistar o protagonismo que a nossa cidade e região merecem.

Roni Bispo (Poçoscom.com)

– Quais são suas propostas?

Ulisses Suaid Porto Guimarães Borges (MDB)

– A nossa cidade e região têm muitas demandas. Todo setor precisa de investimentos federais, que são os de maior aporte, para garantirmos o desenvolvimento social e econômico. Vou citar alguns que vejo como prioridade.

No quesito mobilidade urbana podemos melhorar a avenida do Contorno, instalando passarelas e anéis viários, interligando outras regiões, e preservando a segurança de motoristas e pedestres. O governo Romeu Zema anunciou investimentos em ferrovias, seja para o transporte de cargas ou turismo, e a nossa ferrovia de Poços de Caldas a Águas da Prata ficou de fora. Eu vou batalhar para conseguirmos incluir Poços neste pool de investimentos, além de focar na recuperação das nossas estradas. O deputado é o que mais pode ajudar nessa recuperação e revitalização enviando as emendas parlamentares.

Na saúde a gente vê aí a Santa Casa de Poços e outros hospitais regionais passando por muita dificuldade. A demanda sempre é maior que o repasse. Vou estar ali, dia e noite com o Ministério, comprovando a necessidade, prestando contas sobre o volume do atendimento em Poços e região, para assegurar mais repasses e ampliação de investimentos. E quero muito lutar para que o sul de Minas tenha ainda uma unidade regional do Hospital Especializado em Queimados. Seria ideal a implantação aqui em Poços, maior cidade da região. A gente viu aí nos últimos dias a dificuldade de vagas para alguns pacientes. São poucos hospitais especializados e o nosso governador já me adiantou que reconhece que o sul de minas precisa mesmo ter essa unidade, precisamos descentralizar o atendimento. Seria um projeto de mãos dadas entre nós e o governador Romeu Zema.

Eu como produtor rural quero estender um projeto que começou na cidade de Extrema, que eu apliquei em Caldas e espero poder implantar em todo o estado, e quem sabe em todo o Brasil. No Projeto Conservador das Águas, o proprietário das terras com mananciais de abastecimento recebe um pagamento pela preservação do local, se tornando um “produtor de água”.  Nossa região é majoritariamente rural, temos o café, o leite, o abacate, o milho, e precisamos estimular a produção de maneira equilibrada, sustentável e rentável. Todo mundo sai ganhando. O meio ambiente, a economia e o trabalho no campo.

E eu não posso deixar de falar sobre o trabalho que desenvolvo no combate aos maus tratos de animais. Eu que sou médico veterinário, reconheço que faltam campanhas educativas, fiscalização e o combate efetivo. Temos uma lei que aumentou a pena para quem comete o crime de maus tratos, mas não temos como comprovar esses maus tratos, precisamos fazer os convênios com clínicas veterinárias, contratar mais veterinários nas prefeituras e centros de zoonoses. A causa animal é um dos pilares da minha candidatura.

Roni Bispo (Poçoscom.com)

– Como pretende legislar, caso seja eleito?

Ulisses Suaid Porto Guimarães Borges (MDB)

– Este ano, por convicção e experiência, me coloco novamente em uma disputa eleitoral, agora para o cargo de deputado federal. Tenho 10 anos de experiência como gestor público e nos últimos anos, como já foi dito acima, mesmo sem mandato tenho exercido representatividade na Assembleia de Minas e no Congresso Nacional.

Estando lá, vamos garantir a representatividade efetiva de Poços e região, trazendo mais investimentos e desenvolvimento para a nossa população. Vamos oxigenar a Câmara Federal com ideias novas, proposições técnicas e assertivas, com muita sabedoria e transparência.

Faço questão de manter um canal aberto e constante com os moradores de Poços e cidades do sul e sudoeste de Minas. Estarei em Brasília nos dias de trabalho e nos demais estarei aqui, ouvindo os meus eleitores e estudando a urgência de cada demanda. A nossa indignação será transformada em ação, mobilização de pessoas, vamos correr atrás de aprender, saber e executar as melhorias que a nossa família, amigos e trabalhadores da região tanto merecem.

Vou estimular sempre a comunicação aberta e o progresso, preservando ao mesmo tempo, a decência e a criatividade. Essa é minha obrigação moral ao me candidatar como seu representante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.