Coletivo Esquina apresenta Sarau e Intervenção
O Coletivo #Esquina realiza duas ações nesta semana. A primeira delas é o tradicional Sarau no Pasquim Bar, que será realizado no dia 21, a partir das 20h. A outra é uma intervenção numa tarde cultural da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, na Cohab, no dia 22, às 14h.
As ações fazem parte do projeto que propõe ações itinerantes em diferentes pontos e espaços da cidade. De acordo com a organização, a intenção do Coletivo é mostrar que a linguagem artística pode dialogar com a comunidade de diversas formas.
Para o Sarau no Pasquim Bar, vindo de São Paulo, o #Esquina traz como convidada Mariana Felix, crônista, poeta e slamer. Com dois trabalhos publicados, um zine de poesias curtas chamado “Só se for uma rapidinha”e o livro “Mania que tem crônicas e poesias”, Mariana é uma das integrantes do coletivo audiovisual Prosa Poética, que busca mostrar os bastidores do universo dos saraus.A poetisa, que é bem conhecida no circuito dos slams de São Paulo, afirma que escreve seus poemas consciente das possibilidades de performance, planejando antecipadamente pausas e gestos.
Outras duas escritoras/poetas poçoscaldense são homenageadas no Sarau, Roana Mello e Talita Ribeiro. O coletivo apresentaa exposição literária Entre’Laços&Nós’com textos de autoria delas. Acreditando que sentimentos e vivencias podem ser transcritos e divididos, Roana e Talita criaram em 2014 a página Entre “Laços&Nós”, o intuito do projeto é entrelaçar com laços da vida, pessoas e poesias e desatar os nós que nos limitam. As palavras escritas são uma arma, com elas dá-se vida ou mata-se também. Para elas: “Preferimos usá-las do melhor modo. Nossa munição será sempre o amor”.
A música fica por conta do duo Choro a Dois, formado por Jéssica Rosado (Bamdolim) e Gabriel Carbonari (Violão 7 Cordas), apresentando um repertório com composições de grandes mestres como: Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, entre outros que deram uma grande contribuição para a música brasileira. A intenção é dar oportunidade de acesso para que todos tenham o privilégio de conhecer e apreciar o Choro, considerado o primeiro gênero musical genuinamente brasileiro.
E ainda: exposição de fotografias de Marquinho Matias e esquete teatral apresentada pela atrizÉvila dos Anjos.O microfone é aberto para quem quiser expressar a sua arte, seja em forma de poesia, música ou qualquer outra manifestação.
Já a Intervenção #Esquina na Escola Maria Ovídia Junqueira, acontece numa tarde cultural com o apoio da diretoria da escola e é aberta para toda comunidade. O #Esquina levará como atrações convidadas Mariana Felix, Roana Mello e Talita Ribeiro, que irão conversar com estudantes, pais, professores e quem mais estiver presente, contando suas vivências e experiências literárias além de apresentarem seus trabalhos. Haverá varal de fotos e poesias, distribuição de #PinosPoéticos e #CamisinhasPoéticas (que são fornecidas graças ao apoio do Programa Municipal DST/Aids de Poços de Caldas), além da doação de livros.
As ações possuem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas e são viabilizadas pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura com o incentivo da empresa Climepe Total e patrocínio direto do Grupo DME.
Sobre Esquina
O #Esquina surgiu com a intenção de realizar intervenções culturais nos bairros e regiões periféricas de Poços de Caldas, aos moldes de um sarau. Também realiza ações em bares e escolas da cidade. Traz um microfone sempre disponível ao público, que pode contribuir com declamação de poesias, performances teatrais, música, literatura, dança e artes visuais.A proposta é apresentar a arte como algo acessível a todos, despida de qualquer conotação cânone ou acadêmica, fomentando a inovação artística e cultural, promovendo a descentralização de acesso à cultura.
São idealizadores do projeto a pedagoga Kamilia Poloniato, o historiador Rafael Lopez, a produtora cultural e poeta Thais Costa, a advogada Chiara Carvalho e a atriz Taty Siqueira. Contam também com a colaboração e parceria de diversos artistas e produtores culturais de Poços de Caldas e outras regiões.
Serviço
Sarau #Esquina
– Quando: 21 de outubro às 20 horas
Onde: Pasquim Bar (Rua Humberto de Campos, n.555, Jd. Santa Rita)
Quanto: R$ 5,00 (sujeito à lotação do bar)
Intervenção #Esquina na Escola
uando: 22 de outubro às 14 horas
Onde: Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira (Rua Pedro Paulo Rodrigues Lemos, n. 131,Cohab)
Quanto: entrada de graça