Combate a dengue acontece também aos finais de semana

Com o período chuvoso mais rigoroso, a Secretaria de Saúde de Poços de Caldas tem intensificando os trabalhos de combate a dengue no município. Mesmo com os agentes de combate a endemias e comunitários de saúde tendo visitado quase 74 mil imóveis de quatro de janeiro a 13 de fevereiro, os agentes estão retornando em cada casa, ponto comercial e terrenos para novas vistorias. O objetivo é continuar ultrapassando a meta estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde, que estipulou um número de 69 mil imóveis a serem visitados.

Pela primeira vez os agentes realizam o combate ao Aedes aos finais de semana
Pela primeira vez os agentes realizam o combate ao Aedes aos finais de semana

Para garantir os resultados na prevenção contra a dengue, chikungunya e zika vírus, o trabalho de vistoria dos 70 agentes de combate a endemias tem contado com o reforço fundamental de 180 agentes comunitários de saúde.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Lago, pela primeira vez o trabalho está sendo realizado também aos finais de semana. As primeiras visitas já foram realizadas neste sábado e domingo passado. “O objetivo é atingirmos todas as casas, e como durante a semana muitas vezes não encontramos os moradores, durante os finais de semana e feriados é mais fácil, por isso pela primeira vez estamos adotando esta medida para que a população seja orientada e possamos eliminar o maior número possível de criadouros e assim evitar a proliferação do Aedes aegypti”, destacou o coordenador.

De acordo com Jorge, o índice de infestação do mosquito no município está sob controle, no mês de janeiro de 0,8% o que é considerado como baixo risco, mas agora como período chuvoso, é um momento mais crítico para a proliferação, pois a alta temperatura também contribui para o desenvolvimento dos ovos, por isso é importante intensificar o combate e isso vai acontecer até o mês de março, reforçou o coordenador.

Um novo mutirão de limpeza será realizado na segunda quinzena de março e ainda a capacitação dos auxiliares de serviços gerais e zeladores da Prefeitura, além das ações de mobilização e educação em saúde, com a entrega de 70 mil panfletos da Secretaria de Estado de Saúde. O DMAE fará orientações sobre a captação segura de água das chuvas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.