COMDURT realiza mais uma reunião para debater a revisão do Plano Diretor

As discussões sobre a revisão do Plano Diretor seguem a toda em Poços de Caldas. Desde abril a prefeitura vem realizando uma série de audiências nos bairros, inclusive zona rural para que toda a população e representantes de segmentos possam participar e opinar a respeito das mudanças.

Ao todo serão 8 audiências para discutir o Plano Diretor
As próximas reuniões serão nos dias 5 e 7 de julho

Esta semana as discussões tem ganhado um tom mais caloroso durante as reuniões realizadas nas Thermas com a participação de integrantes do COMDURT – Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Territorial que recebeu na semana passada o projeto de lei que visa às mudanças no Plano Diretor, para revisão e aprovação.

Segundo o urbanista Mário Carvão, o Plano Diretor é o plano básico do município que vai definir quais são as prioridades e em que direção a cidade deve se desenvolver. “Como a cidade é de todos, temos que decidir juntos, não só a prefeitura ou grupos financeiramente interessados, afinal todos serão afetados pelas decisões tomadas”, afirmou, salientando que o plano é revisto somente de dez em dez anos.

O urbanista também comentou quais são os principais pontos que sofreram alteração na minuta apresentada: “temas como o coeficiente de aproveitamento, que determina o quanto o cidadão pode construir dentro do seu lote; a desocupação progressiva, que transfere progressivamente para outros locais moradores de áreas de risco e preservação ambiental e o perímetro urbano são os assuntos mais importantes revisados”.

Para a arquiteta, Caroline Magalhães, é importante destacar a necessidade da participação popular no processo. Como exemplo de caso que pode afetar diretamente o cidadão, ela cita o coeficiente de aproveitamento. “Caso seja aprovado um coeficiente muito alto no seu bairro, seu vizinho pode construir um prédio e acabar com a vista e com a insolação no seu imóvel”, diz.

As próximas reuniões de revisão do Plano Diretor serão 5 e 7 de julho, sempre às 19h, nas Thermas Antônio Carlos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.