Comércio volta a funcionar no centro da cidade. É vida que segue.
Dois dias depois do temporal que atingiu parte do centro da cidade, alguns comerciantes ainda continuam limpando a sujeira causada pela água que invadiu os estabelecimentos. Já outros começaram a tocar as atividades em meio ao baque de ver parte das mercadorias serem levada ou molhada pelo alagamento.
Ao contrário da manhã de ontem, hoje o cenário nas principais ruas centrais era outro, assim como em outros pontos também atingidos como no entorno da Praça Pedro Sanches, alguns restaurantes e lanchonetes já funcionaram normalmente.
Na rua Assis tinha até fila a espera pela abertura de uma loja de enxovais que realizou uma queima de estoque, oferecendo descontos de até 70% nas mercadorias. A multidão aproveitou para economizar. Quem tinha condições pôde abrir as portas na tarde desta quinta-feira, mas segundo a Associação Comercial de Poços de Caldas, a boa parte das lojas, principalmente as de departamentos, só devem voltar a funcionar normalmente no sábado.
Hoje também foi dia de alguns hotéis e prédios retiraram os carros que ficaram submersos nas garagens subterrâneas. Parte da rua Barros Cobra foi interditada para que fosse feita a remoção dos veículos que estavam em um dos mais tradicionais hotéis da cidade. O trecho entre a rua Assis e a Santa Catarina virou um verdadeiro estacionamento. Ao todo foram removidos 24 de carros, alguns de luxo.
A retirada só foi possível com o bombeamento da água que invadiu a garagem. Desde a noite de terça-feira até à tarde de hoje foram bombeados 5 milhões de litros de água. Volume este suficiente para encher duas piscinas olímpicas e meias.
As principais agências bancárias da rua Prefeito Chagas e também da Praça Pedro Sanches ainda não estão funcionando. Algumas estão aguardando o reestabelecimento da energia elétrica, seja por meio do próprio DME ou por meio de geradores que já foram solicitados pelos estabelecimentos.