Comércio volta a funcionar a partir do dia 1º de maio
O comercio de Poços de Caldas volta a funcionar a partir do dia 1º de maio com o fim das medidas restritivas impostas durante a vigência do Decreto de Calamidade Pública baixado há 36 dias, desde o início da quarentena contra a COIVD-19 no município.
O anúncio foi feito na noite deste domingo, 26, durante uma live na página dele no Facebook, com a participação do secretário de Saúde, Carlos Mosconi e o médico e infectologista Mário Krugner.
A flexibilização do comércio foi possível após a apresentação do relatório pelo Comitê Gestor de Crise da COVID-19, que constatou uma situação controlável no município em relação ao número de casos positivos da doença registrados até o momento na cidade.
Segundo o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, os 13 casos positivos registrados em Poços foram importados, ou seja, os pacientes foram contaminados durante viagens feitas para São Paulo ou no exterior.
Até terça-feira, 28, deve ser publicado um novo decreto com as novas medidas que vão permitir o funcionamento do comércio.
A princípio serão 4 horários para evitar que haja superlotação no transporte público. Cada comerciante terá que fornecer máscaras e álcool em gel para os clientes, no caso do cliente não estiver usando máscara. Caso contrário o consumidor não poderá entrar no estabelecimento.
De acordo com o prefeito Sérgio Azevedo cada estabelecimento poderá atender somente 30% da sua capacidade. Não será permitido um número maior de clientes dentro do estabelecimento. No caso de restaurantes as mesas terão de ter um espaçamento de 2 metros uma das outras.
A partir do momento da flexibilização todo morador que sair às ruas deverá usar máscaras.
Com a flexibilização do comércio, as aulas, principalmente na rede municipal de ensino continuam suspensas por tempo indeterminado.
As igrejas e templos poderão funcionar desde que o número de pessoas seja de até 20% da capacidade total de público.
Os salões de beleza, bem como barbearias poderão funcionar porém com horário marcado e com agendamento individual. Não poderá ter pessoas na sala de espera.
As academias ainda terão de apresentar um projeto para ser liberado ou não o funcionamento.
O transporte coletivo deverá ser restrito aos idosos e os mototaxistas não poderão retornar as atividades por enquanto, somente o serviço delivery.
As novas regras par ao funcionamento de cada comércio específico serão publicadas no novo decreto na edução do Diário Oficial do Município do dia 28 de abril.