Comitê Extraordinário COVID-19 autoriza o retorno das charretes
O Comitê Extraordinário COVID-19 autorizou o retorno da atividade com passeios de charretes em Poços de Caldas. A Associação dos Charretistas deve atender as recomendações determinadas no protocolo sanitário para retornar com os passeios turísticos e para isso deverá ser feita uma reunião entre os 48 charretisas para a adaptação.
A Associação havia apresentado o protocolo sanitário e faltava acrescentar um novo roteiro a ser percorrido para que o Comitê deliberasse favorável ou não. Segundo a associação o roteiro ficará restrito às lojas de artesanato e sabonetes ao longo da João Pinheiro e quando os pontos turísticos foram reabertos o passeio será até o Véu das Noivas.
Além disso, o Comitê determinou que algumas medidas preventivas sejam aplicadas para garantir a segurança das pessoas que forem utilizar o serviço.
De imediato fica vedado o uso do plástico divisória nas charretes para garantir total ventilação natural.
Só poderão ser transportados passageiros da mesma família ou convívio doméstico. As crianças menores de 5 anos não poderão ser transportadas.
Os charretistas deverão reforçar todas as medidas preventivas, bem como a assepsia das mãos, medidas de contingenciamento e a higienização também com água e sabão.
A Associação dos Charretistas aguarda com muita expectativa pelo retorno das atividades, que estão suspensas desde o início da pandemia.
Tendo nos passeios turísticos como única fonte de renda, os charretistas, assim como boa parte dos trabalhadores de setores impedidos de retornar às atividades, têm passado por dificuldade financeira.
Segundo a associação alguns encontram dificuldade para comprar ração para os cavalos. Cada um dos 48 charretistas tem 3 animais, para que seja feito o revezamento ao longo da semana.
Ainda de acordo com a associação, somente após as adaptações determinadas pelo Comitê é que os passeios serão retomados.