Comunidades rurais fazem levantamento de danos causados por incêndios florestais
As comunidades rurais de pelo menos 4 bairros em Campestre estão fazendo um levantamento sobre os danos e prejuízos causados pelos incêndios florestais ao longo da semana. As chamas que consumiram vegetação e lavouras de café foram controladas neste domingo, 15.
De acordo com a Defesa Civil de Campestre, a estimativa é de que os incêndios, que iniciaram na terça-feira, 9, que duraram 5 dias tenham atingido uma área de mais de 200 hectares.
O fogo se concentrou em uma região de mata fechada e de difícil acesso e foi necessária a ação de voluntários, de integrantes da Defesa Civil e dos próprios produtores rurais para controlar o incêndio.
O combate ao fogo foi feito noite e dia utilizando abafadores e bombas costais.
O esforço em conjunto para a extinção do incêndio foi reconhecido pela Câmara Municipal de Campestre, que aprovou uma Moção de Felicitações por bravura a equipe de brigada de incêndio e combate de incêndio da prefeitura.
Entre eles: Paola Ferreira Felix, Daniel Aparecido Nicácio, Devanir Alves, Edgar Avelino de Oliveira, Ivan Tadeu da Silva, Luiz Lenilson Pereira, Rogélis Rodrigues Aureliano e o coordenador da Defesa Civil, Paulo Roberto dos Santos.
Incêndios controlados
Simultaneamente ao incêndio na zona rural de Campestre, as equipes do Corpo de Bombeiros também estiveram empenhadas por quatro dias seguidos em incêndios florestais na zona rural de Serrania e Machado, cidades vizinhas a Campestre.
Os bombeiros também tiveram dificuldades devido a topografia das propriedades aturam em incêndios florestais, mas conseguiram controlar as chamas, que também consumiram plantações e vegetação. Ainda está sendo feito um levantamento da área atingida.
Serra do Papagaio
Já no Parque Estadual da Serra do Papagaio o combate ao incêndio florestal entrou no 11º dia e as equipes seguem com as ações de combate integrados com IEF e PMMG, além de voluntários. Também ainda não é possível dimensionar a área atingida pelas chamas bem como os danos ambientais.