CulturaDiversosNotícias

CONDEPHACT acompanha limpeza do vitral das Thermas

O presidente do CONDEPHACT, Evandro Limão, e a coordenadora da Divisão de Patrimônio da Secretaria de Planejamento, Lícia Perote de Almeida, estiveram na cidade de Pouso Alegre, na sede da empresa responsável pela limpeza do vitral das Thermas Antônio Carlos. De acordo com o presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas, Evandro Limão, o objetivo da diligência foi verificar como as peças estão sendo limpas e como estão sendo preservadas.

O presidente do CONDEPHACT pode acompanhar como está sendo a limpeza das peças do vitral – foto CONDEPHACT

As peças do vitral foram retiradas para higienização no último dia 15 de março, mas a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge), responsável pela administração do balneário, não comunicou a ação ao CONDEPHACT. Por se tratar de um patrimônio arquitetônico do município, o conselho teria de ser avisado da remoção das peças para a limpeza, uma vez que toda manutenção ou modificação de bem, seja ele tombado ou inventariado, deve ser informada ao CONDEPHACT, para que seja feita uma análise sobre a necessidade ou não da ação.

Após a retirada, a Codemge foi notificada e informou o nome e o endereço da empresa contratada e, então, o presidente do CONDEPHACT e a coordenadora da Divisão de Patrimônio se deslocaram até Pouso Alegre. No local, eles puderam observar que os responsáveis pela empresa tiveram o cuidado de catalogar todas as 557 peças que compõem o vitral. As peças estão sendo limpas uma a uma.

O trabalho foi acompanhado também pela coordenadora da Divisão de Patrimônio, Lícia Perote de Almeida – foto CONDEPHACT

O presidente do CONDEPHACT, Evandro Limão, foi informado também sobre a experiência da empresa em restauração de antiguidades e bens considerados como patrimônio histórico. A empresa Kingdom Vitrais é especializada em restauração e limpeza de vitrais artísticos, com atuação no mercado há mais de 30 anos.

A gerente e restauradora, Eliana Teixeira dos Santos, informou que a empresa já participou do restauro e limpeza de vitrais das Igrejas de Ouro Fino, Santo Antônio e da Catedral de Londrina.

As peças foram mapeadas e estão sendo limpas uma por uma – foto CONDEPHACT

No caso das peças do vitral das Thermas, o processo de limpeza consiste em retirar a sujeira acumulada apenas com água e sabão. A previsão é de que o vitral seja instalado novamente até o dia 15 de abril.

A remoção das peças do vitral causou polêmica na cidade e a Codemge se manifestou por meio de nota, informando que o vitral foi retirado para limpeza em função do acúmulo de partículas de poeira depositadas ao longo do tempo. A companhia informou, ainda, que a realização do serviço nas Thermas não era indicada, tendo em vista a necessidade de uma limpeza qualificada e detalhada, visando à conservação do patrimônio.

O vitral


Instalado nas Thermas durante a construção do prédio, em 1930, o vitral passou por uma restauração juntamente com o balneário, entre 2012 e 2013. O restauro do vitral foi completo, feito peça por peça em toda a extensão da estrutura oval, que cobre quase todo o teto na entrada da Thermas.

O vitral foi instalado nas Thermas em 1930, quando o prédio foi construído – foto divulgação Codemge

As esquadrias foram totalmente restauradas, com a estrutura refeita e os módulos em vidro recuperados um a um e coloridos na cor original. A iluminação antes artificial, em razão de um telhado que não deixava passar luminosidade, voltou a ser natural como era no projeto original. Na ocasião, a restauração foi acompanhada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Arquitetônico de (IEPHA-MG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.