Congressos movimentam economia local
Congressistas de várias partes do Brasil têm contribuído para a movimentação da economia local ao longo desta semana em Poços de Caldas. Os visitantes participam do 51º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae e do 20º Congresso Nacional de Meio Ambiente. Os dois congressos reúnem cerca de 4 mil participantes.
A rede hoteleira foi um dos principais setores beneficiados com a realização dos congressos. De acordo com o presidente do Sindicato dos Hotéis, Waldir Miguel cerca de 3 mil congressistas do Congresso Nacional de Saneamento estão hospedados em hotéis da cidade. “ Os congressos têm movimentado o setor, principalmente nos dias em que não recebemos turistas. A realização de congressos e eventos são importantes para manter o setor aquecido, principalmente no começo da semana, quando a demanda pela hospedagem não é tão intensa, quanto no meio da semana. Com isso não só a rede hoteleira, como bares e restaurantes também são beneficiados, além da prestação de serviços, com montagem de estandes e estrutura dos ambientes, “destaca o presidente do Sindicato dos Hotéis.
Atualmente o município conta com 52 hotéis, com cerca de 6 mil quartos, podendo atender em média até 11 mil hospedes.
Além da rede hoteleira, o setor de transporte também sente o reflexo da realização de congressos na cidade. Muitos congressistas, hospedados na área central tem dado preferência aos carros de aplicativo para o deslocamento até o Centro de Convenções, na Avenida Vereador Edmundo Cardillo, onde acontece o congresso da Assame.
Congressos
Nesta semana Poços de Caldas está sediando dois importantes congressos voltados para questões ambientais e preservação.
Um deles é o 51º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) que acontece no Centro de Convenções, Cenacon.
O evento conta com a presença de autoridades do setor no Brasil que estarão discutindo as dificuldades, os desafios, as soluções, as inovações, após o Marco Regulatório do Saneamento instituído em 2020.
O Congresso abrigará a XXVI Exposição de Experiências Municipais em Saneamento contando com 165 trabalhos técnicos desenvolvidos por profissionais de várias regiões do país.
O congresso conta com painéis temáticos e mesas redondas aprofundando discussões sobre os temas propostos; seminários e palestras técnicas sobre universalização, compostagem, soluções para corrosão, uso de bombas e outros assuntos; visitas técnicas para conhecimento de processos e sistemas do DMAE-Poços de Caldas.
Além disso, também haver minicursos focados em soluções de sustentabilidade e a Feira de Saneamento com 56 estandes, dispostos em uma área de mais de 1.700 m2. Cerca de 3 mil pessoas participam do congresso.
20º Congresso Nacional do Meio Ambiente
Desde segunda-feira, 19, estudantes, professores, ambientalistas participam do 20º Congresso do Meio Ambiente no Espaço Cultural da Urca. Cerca de 500 pessoas participam do congresso.
Ao longo dos anos o Congresso Nacional do Meio Ambiente foi se firmando como um dos mais relevantes da área ambiental de todo o Brasil, mantendo suas características principais que o tornaram uma referência para todos os profissionais, estudantes e pessoas da área: pluralidade de temas e assuntos dos mais variados e questionadores sobre o Meio Ambiente.
Muito além de uma visão regionalista, o Congresso sempre buscou com suas mesas e personagens, as discussões que abrangem situações e soluções enfatizando questões de norte a sul do país, além de trazer de fora, muitas abordagens que somam e agregam ao conhecimento dos participantes.
A 20ª edição do congresso segue a temática “O futuro da humanidade: sustentabilidade em questão”, com grande foco nos trabalhos científicos, que também serão apresentados virtualmente, dando mais visibilidade e alcance aos apresentadores. Posteriormente, os Anais em formato eletrônico para download serão disponibilizados no site do evento com inscrição do ISSN. Desta forma, o conteúdo científico do Congresso pode ser acessado por milhares de pessoas, valorizando os autores dos trabalhos.
O Congresso é uma realização da GSC Eventos Especiais com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho (IF Sul de Minas) e apoio institucional de Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor). A Prefeitura de Poços de Caldas também é parceira do evento.