Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

Conhecimento com diversão: Feira de Ciências do CEPOC revela criatividade e domínio dos conteúdos entre os estudantes

Os alunos do CEPOC de Poços de Caldas participaram nesta sexta-feira, 25, da 4ª edição da Feira de Ciências do colégio. Neste ano, a feira contou com mais de 40 trabalhos desenvolvidos nas áreas de Biologia, Física e Química pelos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio.

A eletricidade foi um dos temas escolhidos como experimento por esta equipe – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

O objetivo é colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula. Foi o que a equipe da aluna do 3º ano do Ensino Médio, Amanda Moura Simões Caetano, de 17 anos, fez. Os estudantes pesquisaram bastante para que o interesse pela robótica se transformasse em um braço robótico, a partir da placa de Arduíno. Um desafio e tanto. “Tivemos que pesquisar sobre a tecnologia e compreender o funcionamento do software para chegar ao resultado que queríamos”, destacou Amanda.

Braço robótico foi um desafio para equipe do 3º ano – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

Por toda a feira era possível encontrar experimentos interessantes. Os alunos se empenharam bastante para desenvolver ações que atraíssem a atenção do público, tanto das famílias como dos pequeninos do Ensino Fundamental I, que acompanharam tudo com grande curiosidade.

Alunos colocam em prática o que é ensinado em sala de aula – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

Mais que o aprendizado dos conteúdos, a Feira de Ciências do CEPOC também é uma oportunidade para que os alunos desenvolvam a criatividade, presente em experimentos como o cortador de isopor ou nos efeitos da eletricidade e reações químicas que se transformaram em diversão, como a bolha gigante de sabão com gelo seco.

Bolha de sabão gigante

Bolha de sabão gigante foi uma das sensações da Feria de Ciências – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

O trabalho da turma da estudante Aryane Toledo Silva, 17 anos, foi uma atração à parte durante a feira. A equipe demonstrou na prática o efeito do gás liberado pelo gelo seco após o contato com a água, formando uma grande bolha de sabão.

“Conseguimos atingir nosso objetivo que era chamar atenção para o tipo de reação química causada com a mistura de água e o gelo seco. Tomamos todo cuidado necessário para manusear o gelo, com a quebra das moléculas se transformando em gás e assim preenchendo todo interior da bolha de sabão. A ideia era mostrar que a química não está presente somente no laboratório, mas também em coisas do dia a dia, como em uma simples brincadeira”, explicou Aryane.

Feira de Ciências é um incentivo também para os pequeninos do Fundamental I – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

Mais uma vez, a Feira de Ciências do CEPOC comprovou que a experimentação tem grande relevância pedagógica, além da troca de saberes e socialização entre os estudantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *