NotíciasSaúde

Conselho Municipal de Saúde toma posse

Em cerimônia realizada na noite desta segunda, 2, no Teatro Benigno Gaiga, Espaço Cultural da Urca, tomaram posse os integrantes que farão parte do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2020/2021.

Os conselheiros foram empossados durante solenidade na Urca

Na Plenária Eleitoral realizada no dia 18 de dezembro, foram escolhidas as entidades representativas dos segmentos presentes no conselho: entidades e movimentos representativos de usuários; dos trabalhadores em saúde e dos prestadores de serviços privados, conveniados, ou sem fins lucrativos. O Conselho tem ainda a participação do governo municipal, por meio de seis nomes indicados pelo prefeito Sérgio Azevedo.

Após a abertura da cerimônia, com composição da mesa e execução do hino nacional, foi realizada a assinatura dos termos de posse pelos presentes. Na sequência, a presidente do Conselho, Ana Paula Campos, iniciou os discursos. “Nós temos um compromisso muito grande de fazer uma saúde cada vez maior, em um momento em que a economia não vai bem. Temos que olhar para a saúde longe das bandeiras partidárias. A política da saúde dá norte para outras políticas. Estes quatro anos no Conselho, primeiro como vice-presidente e depois, como presidente, representaram um desafio para mim, um desafio como servidora, um desafio como assistente social e um desafio como conselheira. Tem gente nova chegando e isso é ótimo. Agradeço aos gestores pelo respeito, agradeço a todos vocês, muito obrigada por estes maravilhosos quatro anos”, disse Ana Paula.

O secretário de Saúde, Carlos Mosconi, um dos criadores do SUS, como deputado Constituinte em 1988, falou do divisor de águas trazido pela implantação da saúde pública no Brasil. “Com o SUS a população passou a entender que o sistema de saúde é para ela, é para todos. E depois disso, ano a ano, com políticas de prevenção e de promoção de saúde, muitos parâmetros melhoraram, como o da mortalidade infantil. A saúde passa pelo coletivo e passa pelo individual também. Temos que ter em mente que a nossa obrigação é minimizar o sofrimento das pessoas, melhorar a condição de vida das pessoas. Tivemos agora o Carnaval de Saúde, uma ideia do Flavinho, nosso secretário adjunto de Saúde, e que possibilitou atendimento a centenas de pessoas durante a semana do feriado. Este é o nosso desafio, este é o nosso trabalho. E este é o fórum para resolver questões de saúde da nossa comunidade. Sejam muito bem-vindos e um ótimo trabalho a todos”, declarou Mosconi.

Representando o prefeito Sérgio Azevedo, o vice-prefeito Flávio Faria lembrou a história de quase três décadas do Conselho Municipal de Saúde. “A criação do Conselho Municipal de Saúde foi em 1991, portanto, são quase 30 anos de Conselho Municipal de Saúde em Poços de Caldas. Todos que passaram pelo Conselho foram protagonistas nestes quase 30 anos de caminhada, para que a política pública em nosso município avançasse. É um trabalho contínuo, dia a dia. Me lembro ainda em 2017, quando discutia com o doutor Mosconi, a descentralização dos exames laboratoriais, antes feitos somente na Policlínica Central. Foi uma medida simples mas que trouxe conforto a centenas de pacientes que agora fazem seus exames mais perto de casa. São pequenas ações que podem trazer muitas mudanças. É este olhar humanizado que temos que ter. Parabéns aos eleitos e um ótimo trabalho a todos”, concluiu o vice-prefeito.

Também participaram da cerimônia: o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva; o diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Saúde, Nilton Junqueira; a coordenadora da Divisão de Atenção Básica, Camila Bacelar, além de demais servidores, representantes da imprensa e da população em geral.

Após o encerramento da solenidade, foi feita a eleição da diretoria. José Gabriel Pontes Baeta da Costa, representante dos prestadores, foi escolhido presidente. Edson Rui Costa, representante dos usuários, foi eleito vice.

A nova formação do Conselho Municipal de Saúde foi oficializada no Decreto Nº 13.237, publicado no Diário Oficial do Município no dia 10 de fevereiro. Mais informações sobre o processo eleitoral podem ser acessadas no site da Prefeitura, em https://pocosdecaldas.mg.gov.br/transparencia/edital-cms/.

O Conselho Municipal de Saúde é composto por 24 membros titulares e 24 suplentes. O órgão tem caráter deliberativo, normativo e consultivo sobre questões relacionadas ao Sistema Municipal de Saúde de Poços. Confira como ficou a composição do Conselho para o próximo biênio:

I. ENTIDADES E MOVIMENTOS REPRESENTATIVOS DE USUÁRIOS

Regina Alves – Titular, e Ângela Teresa Turda – Suplente – representantes da Academia Poços-Caldense de Letras.

Guilherme Frayha Delany – Titular, representante da Associação Atlética Acadêmica da Medicina – PUC Poços; Juliano Cristian Francisco – Suplente, representante da Associação Criança Feliz.

Jerônimo Reis Teixeira – Titular, e Isabel Henriques Vilas Boas – Suplente, representantes da Associação de Saúde Mental Libertando Identidade – ASMELI.

José Xavier Pereira – Titular, representante da Associação dos Portadores de Acidentes no Trabalho – APAT; Nelson Henrique Filho – Suplente, representante da Associação de Líderes Comunitários de Poços de Caldas.

Eduardo Custódio Cândido – Titular, e José Tadeu de Moraes – Suplente, representantes da Casa de Resgate Emanuel – Comunidade Terapêutica.

Valéria Pereira Ayuso – Titular, e Eluizio Romero David Colpa – Suplente, representantes do Central de Assistência Específica José Maria Rodrigues – CAÉ.

Ronaldo Robster de Melo – Titular, e André Luiz dos Santos Firmino – Suplente, representantes da Igreja Anglicana de Poços de Caldas.

Andrea de Souza Breves – Titular, e José Luiz Alves – Suplente, representantes da Igreja do Evangelho Quadrangular – Superintendência Regional.

Pedro Alexandre Neto – Titular, e Andréa Cristina da Silva – Suplente, representantes da Pastoral da Criança – Regional Sul – Poços de Caldas.

Regina Aparecida de Oliveira Santos – Titular, e Dulce Margarida Fernandes Lavras – Suplente, representantes do SindUte/Mg – Subsede Poços de Caldas.

Edson Rui Costa – Titular, e Paulo Sérgio Norberto – Suplente, representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias de Alimentação de Poços de Caldas, Andradas e Machado – SITIAL.

Caroline de Cássia Gulart – Titular, e Kleberson José da Silva – Suplente, representantes do Conselho Central de Poços de Caldas da Sociedade São Vicente de Paulo.

II. ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS TRABALHADORES EM SAÚDE

Juliana Aparecida Marciano – Titular, e Andrea Luisa Ribeiro Roque da Silva – Suplente, representantes do Conselho Regional de Enfermagem – COREN-MG.

Anadely Aparecida Silva Magalhães – Titular, e Dayane Dayrell Barroso Groppi – Suplente, representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4.ª Região (CREFITO-4).

Carolina de Siqueira Coutinho – Titular, e Roseli Aparecida de Melo – Suplente, representantes do Conselho Regional de Psicologia 4.ª Região – MG (CRP/MG).

Vinícius Souza – Titular, e Silmara de Cássia Oliveira Ferreira – Suplente, representantes do Núcleo de Assistentes Sociais de Poços de Caldas (NAS-PC).

Renata Alexandra Cezário Gimenez – Titular, e Adriana Maria Borges Ramirez – Suplente, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas.

Vitória Izabel da Costa Marcacini – Titular, e Regina Lúcia Figueiredo e Silva – Suplente, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais (SINTSPREV/MG – Regional Sul.

III. MEMBROS DO GOVERNO

Carlos Eduardo Venturelli Mosconi – Titular; Flávio Togni de Lima e Silva – Suplente.

Camila Ferreira Bacelar Donato – Titular; Cristiane Maria Costa Silva – Suplente.

Edson Avella – Titular; Nilton Gomes Junqueira – Suplente.

IV. PRESTADORES DE SERVIÇOS PRIVADOS, CONVENIADOS, OU SEM FINS LUCRATIVOS

José Gabriel Pontes Baeta da Costa – Titular, e Gustavo Custódio da Silva – Suplente, representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP).

Natasha Cristina dos Santos – Titular, e Monique Alves Goulart – Suplente, representantes da Associação Chácara Santa Clara.

Otávio Araújo Ribeiro – Titular, e Rosalva Figueiredo Araújo Ribeiro – Suplente, representantes do Sindicato Patronal dos Laboratórios de Análises Clínicas de Poços de Caldas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.