DiversosEconomiaNotícias

Conta de água está mais cara em Poços de Caldas

Desde o dia 1º de setembro, a conta de água em Poços de Caldas está 29,5% mais cara. O reajuste foi concedido pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais– ARISB-MG.

O reajuste de 29,5% foi concedido pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais – foto arquivo

O aumento foi solicitado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto em março deste ano junto à ARISB-MG, que desde fevereiro firmou convênio com a Agência Reguladora, que exerce as atividades de regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico, inclusive as competências para fixação, reajuste e revisão dos valores de tarifas e outras formas de contraprestação dos serviços.

Segundo a agência, o reajuste concedido visa cobrir a receita pretendida, despesas e investimentos.

Em agosto do ano passado, quando ainda não tinha firmado o convênio com a ARISB-MG, o reajuste da conta de água foi de 6,64%, baseado no IPCA – índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. 

Na ocasião o DMAE não reajustava o valor da tarifa da água desde julho de 2019.

Até então, segundo a agência reguladora, os reajustes do DMAE eram correspondentes a índices inflacionários de mercado, como IPCA e IGP-M, sem considerar o efeito de demais fatores peculiares à autarquia no índice de reposicionamento tarifário.

Um comentário sobre “Conta de água está mais cara em Poços de Caldas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.