Corpo de Bombeiros realiza aperfeiçoamento do PAM com empresas
Representantes das principais empresas de grande porte de Poços de Caldas participam até esta terça-feira, 17, de um treinamento promovido pelo Corpo de Bombeiros. A atividade faz parte do aprimoramento do PAM – Plano de Auxílio Mútuo, realizado entre as empresas do município.
Criado em 2000, o PAM é uma união entre as principais empresas para se ajudarem mutuamente em caso de algum desastre dentro das próprias empresas, como ocorre no mundo inteiro onde existe um aglomerado de grandes empresas, principalmente com plantas químicas. De acordo com o Capitão do Corpo de Bombeiros, Wanderson Marcelino, o curso visa à capacitação e atualização dos funcionários que atuam no setor de segurança das empresas e que estão ligados á área de emergência. São dois dias de treinamento, basicamente com parte teórica e alguns simulados de mesa já que é tratado basicamente de gerenciamento operacional. “O curso vai ajudar ainda mais nas decisões em conjunto no caso de algum acidente. A grande vantagem do curso e também do Plano de Auxílio Moto é o envolvimento e atuação dos integrantes do PAM para o caso de um grande desastre, uma vez que todas as empresas já estão cientes da metodologia utilizada pelo Corpo de Bombeiros e assim podem ajudar de forma muito eficaz, como foi no incêndio ocorrido na Danone em dezembro de 2013”, lembrou o capitão.
O treinamento acontece nas dependências da fábrica de fibras M&G. A empresa que hoje produz fibras a partir da reciclagem de material pet, conta com 270 funcionários. Em 1999 quando ainda se chamava Rhodia foi alvo de um grande incêndio. As chamas foram controladas com a ajuda da brigada interna, do Corpo de Bombeiros e também com a participação de brigadas de outras empresas. Nascia naquela época a necessidade da existência de um PAM em Poços de Caldas.
Para o técnico em segurança de trabalho da M&G, Guilherme Silva de Almeida, que tem atuação voltada para área de emergência, o treinamento é de fundamental importância, pois tanto as empresas e o Corpo de Bombeiros falam a mesma linguagem no caso de algum acidente. “Apesar das empresas manterem a brigada de incêndio e terem um comitê de crise, existe a necessidade de se aprimorar cada vez mais. Assim como o treinamento o PAM, é uma prevenção, você está aumentando os recursos, disponibilizando o que você tem na empresa em favor das outras empresas, em primeiro momento você disponibiliza, mas pode ser que um dia você também vai precisar das outras empresas”, destacou o técnico em segurança.
Ainda de acordo com Guilherme Silva, quanto mais rápida for a resposta para conter uma emergência, será melhor para todo mundo, melhor para a empresa e também para a sociedade de forma em geral e principalmente para o meio ambiente.