COVID-19: Aumentou para 210 o número de caos suspeitos em Poços
O Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira, 3, mostra que em Poços de Caldas são 214 notificações do Novo Coronavírus – Covid 19. Destas, 210 são casos suspeitos, 2, descartados e 2, confirmados.
Nesta quinta-feira, 2, após a alta dos números o secretário de Saúde, Carlos Mosconi explicou o motivo do aumento dos casos suspeitos em Poços de Caldas.
Segundo o secretário, a ampliação se deve a dois fatores: mudança nos critérios técnicos de contagem no sistema da Secretaria de Estado de Saúde e alterações nos protocolos médicos na abordagem de casos suspeitos.
“O Ministério da Saúde, as Secretarias Estaduais de Saúde e os municípios, de comum acordo, resolveram fazer uma mudança no critério técnico de fazer essa contagem. Além disso, sob o ponto de vista médico, houve uma mudança, que explica o que aconteceu. Até então os suspeitos eram aquelas pessoas que vinham do exterior que chegavam aqui e, se procurassem o sistema de saúde, eram considerados suspeitos e mandados para casa para ficar em quarentena, mesmo que não tivessem sintomas. Agora, o Ministério da Saúde entendeu que não é mais assim porque existe a transmissão comunitária no Brasil. Não precisa mais vir do exterior para ser suspeito. Agora, uma pessoa com sintoma leve de gripe que procura o sistema de saúde é considerado suspeito e a pessoa é encaminhada para ficar de quarentena em casa. Isso fez com que houvesse um aumento no número de casos suspeitos, o que não quer dizer, nem de longe, que esses casos são positivos. Muitas vezes, nem precisarão fazer exame”, explicou Mosconi.
Em Minas são 42.318 notificações; 41.339 casos suspeitos; 397 confirmados, 576 descartados e 6 óbitos por Covid-19. As atualizações estão disponíveis no endereço eletrônico: www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”.