NotíciasSaúdeUtilidade pública

COVID-19: Boletim recebe novo formato e incluiu 19 novos casos positivos da doença em Poços

A partir desta quarta, 27 de maio, o Boletim Epidemiológico da Covid-19, atualizado diariamente, pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, passa a trazer mais informações, focadas, principalmente no perfil epidemiológico dos casos positivados, ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva e número de testes e exames realizados em Poços, incluindo as redes pública e privada de Saúde.

“Seguindo o parâmetro do Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais também alterou o seu boletim este mês, concentrando a informação principalmente nos casos positivados, uma forma de noticiar as informações com mais clareza e objetividade, tendo em vista que as notificações incluíam todos os tipos de síndromes gripais, entre elas a Covid-19. Seguindo os modelos do Ministério da Saúde e do Governo de Minas, fizemos esta mudança, acrescentando outras informações que até então o nosso Boletim Epidemiológico diário não trazia”, explicou Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

O novo formato traz informações referentes ao perfil epidemiológico dos pacientes que testaram positivo para a Covid-19, como gênero e faixa etária de maior incidência.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva aparece com destaque, para melhor acompanhamento da situação. Outra informação que passa a fazer parte do informe, é a quantidade de testes realizados, somando as redes pública e privada. “Com o protocolo municipal anunciado pelo prefeito Sérgio Azevedo, a partir desta semana, todos os pacientes sintomáticos que procuram nossos serviços de saúde, inclusive a Atenção Básica, podem ser testados, segundo critério médico. Diante desta mudança, os casos suspeitos ganham investigação muito mais rápida. Nestes três primeiros dias, foram 13 testes realizados pelas unidades básicas e um caso positivado”, comentou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.

Números desta Quarta

Nesta quarta, 27, foram 19 novos casos registrados. Todos eles se referem a funcionários da INB, Indústrias Nucleares do Brasil, que testaram positivo. A INB informou à Secretaria Municipal de Saúde que está fazendo a testagem em todos os funcionários de todas as unidades do Brasil, incluindo a situada em Caldas. Dos 86 testes realizados em funcionários residentes em Poços, 20 deram positivo. Um já foi incluído na atualização do Boletim desta terça, 26, e 19, são os novos casos, segundo atualização realizada nesta quarta, 27. Dos 20 pacientes positivados, 19 não apresentaram sintomas da Covid-19 e já são considerados recuperados. “Estamos em contato permanente com a direção da INB no intuito de acompanhar esta situação e de prestar todo o suporte necessário, ressaltando que a grande maioria, ou seja, 19 destes 20 funcionários, não apresentaram sintoma algum, portanto podemos afirmar que não ficaram doentes, mas tiveram contato com o vírus em algum momento”, informou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.

Nesta quarta, são 65 casos positivos em Poços: 47 pacientes são considerados recuperados, 11 seguem em isolamento domiciliar, quatro estão em Unidade de Terapia Intensiva e destes 65 casos positivos, três pacientes vieram a óbito.

A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, nesta quarta, 27, está em 12,7%. São seis leitos ocupados, sendo quatro por pacientes confirmados e dois por pacientes que aguardam resultado de exame para confirmação do diagnóstico.

O Boletim inclui um óbito de não-residente, que se refere a morte de uma mulher de 48 anos, que faleceu no dia 11 de maio, em um hospital de Poços. O exame da paciente testou positivo para Covid-19. Como a mulher possuía residência em São Paulo, este caso foi computado nas estatísticas da capital paulista.

Informe Estadual

Em Minas Gerais são 8.011 casos confirmados; sendo 3.906 pacientes em acompanhamento. Até o momento são 3.865 pacientes recuperados e foram registrados 240 óbitos por Covid-19 confirmados no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.