COVID-19: Poços já registra contaminação comunitária, diz diretor do hospital da Unimed
A diretoria do hospital da Unimed se reuniu com parte da imprensa no início da noite deste sábado, 28, para anunciar mudanças no protocolo para o atendimento aos pacientes com sintomas suspeitos do Coronavírus.
De acordo com o médico e diretor técnico do Hospital da Unimed, Bruno Leone Carmello algumas pessoas, que procuraram pelo hospital apresentaram sintomas totalmente diferentes daqueles descritos para suspeita da doença, como febre alta e dificuldade para respirar. Segundo o médico, alguns pacientes foram atendidos com sintomas atípicos como dor abdominal e diarréia e posteriormente acabaram apresentando insuficiência respiratória, caracterizando suspeita de contaminação por Coronavírus.
Em entrevista ao repórter Luis Felipe Gallo, da TV Plan, o diretor técnico do Hospital da Unimed disse que até o momento 10 pessoas já estiveram internadas no hospital com sintomas da doença e estão em quarentena em casa juntamente com a família em isolamento social.
O médico fez uma revelação que preocupa. Segundo o diretor técnico do hospital, a contaminação por Coronavírus em Poços de Caldas já acontece entre os próprios moradores da cidade, a chamada contaminação comunitária, ou seja, quando não é mais possível identificar a origem da contaminação. “A gente tem certeza que muitos já estão com o COVID-19, inclusive com transmissão os entre poços-caldenses. Não tem como mais falar que estes pacientes vieram de outro país, outra cidade e acabaram adquirindo a doença e trouxeram pra gente. Por isso é muito importante manter o isolamento social em casa. Eu sei que é difícil para os comerciantes e para vários setores. Isso vai causar um problema econômico grande para nossa cidade, mas a preocupação é que nas últimas 24 e 36 horas os casos estão aumentando. Se a gente não ficar em casa podemos entrar em colapso nas próximas duas semanas e faltar respiradores na cidade,” alertou o médico.
No último dia 18 deste mês, em outra coletiva realizada pela Unimed para apresentar as medidas tomadas para o enfrentamento ao Coronavírus, a diretoria informou que o hospital aumentou para 12 o número de UTIs para o isolamento de pacientes com os sintomas da doença, podendo chegar a 18 leitos e ainda adquiriu mais 5 respiradores, somando 11 ao todo.
Já pelo SUS, de acordo com o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni, o município conta com 42 UTIs divididas entre a Santa Casa e o Hospital Santa Lúcia, com um total de 51 respiradores e mais 6 da UPA para o caso de necessidade.
Ainda segundo o secretário adjunto, dependendo do equipamento, o respirador pode ser utilizado por duas pessoas ao mesmo tempo, dobrando assim o número de pessoas assistidas. Além disso, os hospitais têm a possibilidade de alugar mais equipamentos por meio de contrato de locação com empresas especializadas.
Na tarde deste sábado, 28, foi confirmado o segundo caso positivo do Coronavírus em Poços de Caldas. Trata-se justamente do paciente de 75 anos, que está internado na Unimed desde o dia 17 de março, quando ele retornou de uma viagem ao Chile e apresentou os sintomas da doença. O estado de saúde do paciente é estável.
O primeiro caso positivo foi de uma mulher de 34 anos que esteve em contato com um paciente que testou positivo para o Coronavírus, durante uma festa em São Paulo. A paciente já saiu do período de quarentena e passa bem. Ela, a irmã, o filho e a mãe estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Até o momento foram registradas 68 notificações no município, destes 66 casos suspeitos e 6 descartados depois que os resultados dos exames deram negativos.
Parabéns ao “site pocoscom.com”, pelos serviços prestados para a nossa comunidade de Poços de Caldas, bem como, para outras comarcas adjacentes. Cuja qualidade de suas postagens nos traz informações carreadas de veracidade! Parabéns a toda equipe que desenvolveu este site!